Evento da Festa da Penha ganha destaque na agenda do Ministério do Turismo

Evento da Festa da Penha ganha destaque na agenda do Ministério do Turismo

A 454ª Festa da Penha já consta na agenda de eventos do Ministério do Turismo (MTur). A página traz informações sobre a celebração da padroeira do Espírito Santo e, ainda, classificações turísticas sobre a maior manifestação religiosa do Estado. O festejo de Nossa Senhora das Alegrias também está no calendário de eventos da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR).

Na página da agenda do MTur, após buscar pelo Estado e município, há um selo onde, após clicá-lo, o internauta tem acesso a informações sobre a terceira maior festa mariana do Brasil. As informações adicionais são em tópicos, informando além da localização, a categoria do evento, e o tipo, como festa religiosa, com fluxo turístico nacional. Para acessar, clique aqui.

O festejo de Nossa Senhora das Alegrias também está no calendário de eventos da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR). Para acessar, clique aqui.

Informações do Ministério

A 454ª Festa da Penha é uma das maiores e mais antigas festas marianas do Brasil e é considerada um marco religioso e cultural da cidade de Vila Velha e do Estado, foi declarada Patrimônio Cultural do Estado.

O Convento da Penha, construído a 154 metros de altitude é o cenário desse importante evento religioso. Fundado por Frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias, deu início a devoção à Nossa Senhora da Penha, hoje padroeira do estado. Foi tombado em 1943 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O ponto alto da Festa são: a Romaria dos Homens, que parte de Vitória para Vila Velha (14 Km); a Romaria das Mulheres, marcada pela alegria e cores em homenagem a Nossa Senhora da Penha, conhecida como a Mãe das Alegrias; e a tradicional Missa de Encerramento, marcando o fim das festividades.

A Festa inicia no domingo de Páscoa até o dia oficial da festa, que nesse ano será celebrado no dia 8 de abril. Organizadora: Arquidiocese de Vitória, Província Franciscana da Imaculada Conceição e Associação dos Amigos do Convento da Penha, Ecos Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

 Reprodução : Prefeitura de Vila Velha