Maio Laranja: Viana promove campanha contra o abuso e a exploração sexual infantil
A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Assistência Social de Viana, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar (COMDICAVI), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uniram-se na tarde desta quinta-feira (23) para realizar abordagens em alusão ao “Maio Laranja”, uma campanha de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ação ocorreu no posto da PRF em Viana e contou com a participação de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Eles forneceram orientações e distribuíram panfletos sobre os direitos das crianças e adolescentes enquanto os veículos eram parados pela Polícia Rodoviária Federal.
O secretário de Assistência Social de Viana, Gleydiston Mendes, comentou sobre a iniciativa:
“Temos dois propósitos com essa ação de conscientização. O primeiro é que cada pessoa abordada seja um canal de multiplicação dessas informações e dos canais de denúncia, podendo se unir a nós na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O segundo é que esses momentos fortalecem cada profissional e cada pessoa a continuar lutando para que esse mal não atinja nossas crianças e adolescentes. A luta é de todos nós. São as nossas crianças”, declarou o secretário Gleydiston.
Qual a história do Maio Laranja?
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
Assim, essa data foi escolhida como o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil (Lei Federal 9.970/2000) e o Maio Laranja visa dar visibilidade a este assunto (Lei Federal 14.432/2022).
A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos.
Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade, são muito maiores.
Reprodução : Prefeitura de Viana
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui