Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda-feira (27)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (27) e seguem abertas até 07 de junho. Assim como nos anos anteriores, a taxa será de R$ 85,00 podendo ser paga pelo Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
Para fazer a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br. O candidato deverá preencher todas as informações e responder o questionário, escolhendo ainda o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.
Cronograma
- Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
- Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho
- Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho
- Provas: 3 e 10 de novembro
- Gabarito oficial: 20 de novembro
- Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025
Treineiro
Alunos que não estão completando o ensino médio neste ano ou que não concluíram, podem fazer a prova na condição de treineiro. Entretanto, o candidato deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.
Os resultados individuais do treineiro não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.
Enem 2024
No primeiro dia do exame, em 03 de novembro, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia do exame, 10 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ou seja, no fim do ensino médio. O exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação, além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Reprodução : ES 360
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui