Estacionamento rotativo na orla entra em pauta em audiências públicas
A Prefeitura de Vila Velha está convocando os moradores da Praia da Costa, Itapuã e Itaparica para a audiências públicas sobre a implementação do estacionamento rotativo, intitulado “Zona Azul”, na orla de Vila Velha. As audiências acontecerão de forma presencial, dia 4/11 para os moradores da Praia da Costa; 5/11, de Itapuã; e 6/11, para os de Itaparica. Todas as audiências serão às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica.
A Prefeitura de Vila Velha também está fazendo uma consulta pública, na qual já está disponibilizado o formulário (Clicar Aqui) sobre a implementação do Zona Azul na orla de Vila velha. Esse formulário ficará disponível até o dia 30/11. Neles os cidadãos poderão opinar e dar sugestões sobre o rotativo.
Tarifa
O sistema já foi implementado na Glória e no Centro de Vila Velha. Nesses locais, a tarifa do estacionamento pode ser adquirida pelo aplicativo “Vaga Legal”, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, em pontos de vendas distribuídos no comércio local, ou pelo QR Code disponível nas placas indicativas de rotativo. O pagamento no comércio pode ser realizada por dinheiro em espécie, cartões de débito, crédito ou PIX.
As taxas de estacionamento são de R$ 0,50 para carros e R$ 0,25 para motos, cobradas a cada período de 15 minutos de permanência no estacionamento. O tempo máximo permitido será de três horas, sem possibilidade de prorrogação ou renovação do tempo.
Os motoristas poderão utilizar a vaga gratuitamente por até 15 minutos, desde que ativem essa opção no aplicativo. Motocicletas, motonetas e ciclomotores têm locais de estacionamento previamente estabelecidos e não podem utilizar as vagas destinadas aos automóveis.
Isenção
Os moradores que moram em edifícios sem vaga de garagem, que deixam os veículos nas ruas, terão de realizar o pedido de isenção do Zona Azul, na sede da Prefeitura de Vila Velha.
Idosos e pessoas com mobilidade reduzida também terão isenção de taxa, desde que estejam estacionados nas vagas destinadas a esses públicos e que estejam com as credenciais visíveis nos veículos. Credenciais fornecidas por outros municípios também têm validade em Vila Velha. Tanto o idoso, quanto a pessoa com a mobilidade reduzida também precisarão indicar no aplicativo que estarão utilizando a vaga, mas nestes casos o valor não será cobrado.
Democratização
O sistema “Zona Azul” é uma medida para democratizar o estacionamento público e trazer mais segurança para os locais. A fiscalização é realizada por agentes da Guarda Municipal de Vila Velha. “Os agentes utilizam viatura equipada com câmeras para fazer a leitura das placas dos veículos. Além disso, a viatura é adaptada com o sistema de muralha eletrônica, que pode detectar veículos com restrição de furto ou roubo”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito.
A Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, ressalta que a integração com sistemas nacional e estadual permite que em tempo real que os guardas sejam informados sobre restrições de veículos e foragidos da Justiça. Esse, segundo ela, é um grande diferencial do sistema ser operado por agentes da Guarda e não civis.
“Essa integração em tempo real permite que a Guarda atue rapidamente para tirar de circulação criminosos e possíveis ameaças, como um veículo com placas clonadas, por exemplo. Por isso a viatura usada no monitoramento está integralmente preservada, com compartimento para que seja possível condução de suspeitos”, explicou a comandante.
Serviço
Audiências Públicas
Forma: Presencial
Dia 04/11 – moradores da Praia da Costa
Dia 05/11 – moradores de Itapuã
Dia 06/11 – moradores de Itaparica
Horário: às 19 horas
Local: auditório da Prefeitura Municipal de Vila Velha, localizado na av. Santa Leopoldina, 840 (2º andar), em Coqueiral de Itaparica.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui