Apresentação cultural envolve estudantes no universo da música clássica em Vitória
Os estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria, tiveram uma aula diferente na manhã desta quinta-feira (05), repleta de cultura e aprendizado, com uma apresentação cultural do pianista, escritor, professor e produtor cultural Juca Magalhães.
Com o tema “Ideia Musical: uma introdução à música clássica”, Juca apresentou aos estudantes a historicidade, conceitos, características, instrumentos, tipos de cantos e vozes e os principais músicos e compositores da música clássica. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes pela música e cultura em geral, além de contextualizar o envolvimento da música durante os períodos históricos da humanidade.
Sob os olhares curiosos e atentos das turmas, foram explicadas as mudanças de estilo que permearam o estilo musical, bem como algumas das obras de maior sucesso, por meio de exemplos musicais ao piano e também gravações e trechos de filmes. Por fim, Juca sorteou doou um exemplar do livro “Da capo: De volta às origens da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo”, de autoria própria, para a biblioteca da unidade de ensino.
Outro exemplar foi sorteado entre os estudantes que acompanharam a apresentação. O sorteado foi Gabriel Lopes Cabral, do 5º ano. “Fiquei muito feliz de ser sorteado, estou ansioso para ler e gostei muito da apresentação”, disse.
Cultura e aprendizado
O músico Juca Magalhães falou sobre a oportunidade de levar o universo da música clássica para os estudantes, proporcionando conhecimento e contato com a cultura musical. “Fico feliz por poder dar essa oportunidade a eles, de conhecer um tipo de música e um universo que é clássico e talvez muitos não tenham acesso em seu dia a dia. Espero que desperte neles a vontade de aprender sobre e de seguir dentro da música”, disse.
A diretora da unidade de ensino, Suelen Biazi, falou sobre os benefícios que a iniciativa traz para os estudantes. “Temos buscado sempre trazer atividades diferenciadas para o cotidiano na escola. São novas vivências que possibilitam aos estudantes ter contato direto com a cultura, com a arte, com a música, e quem sabe possa até mesmo despertar neles uma vontade de conhecer mais sobre esse universo e tornarem-se futuros músicos”, disse.
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui