Viana: 160 anos de história e cultura

Viana: 160 anos de história e cultura

Uma frondosa árvore semeada em solo fértil encontrou em Viana o local perfeito para crescer, florescer, expandir e dar frutos. Mais de um século depois, a grandiosidade dessa planta pode ser observada dia a dia, com suas raízes fincadas na terra, sendo lar de gerações de milhares de espécies.

Assim é Viana em 160 anos de história. Como uma grande árvore que se expande no terreno e acolhe outras espécies, a cidade foi fruto da chegada de 53 famílias açorianas em 1813. Aqui eles se fixaram e se doaram para seu crescimento, até sua emancipação em 23 de julho 1862. Os filhos dos colonos geraram frutos, acolheram novos povos e transformaram Viana num local que cuida de quem nela vive.

Hoje, a cidade é um local onde se escolhe estar. A condição é possível pela organização e trabalho incansáveis em prol de sua gente. E que se preocupa com seu futuro, ao ter a melhor educação do Estado e dar suporte aos seus pequenos de sonhar.

Este sábado (23), é a data marcada pelas celebrações do aniversário da nossa cidade. A festa inicia antes mesmo do sol nascer. A tradicional Alvorada percorre a sede vianense às 5h da manhã, anunciando mais um aniversário.

“Participo deste evento desde a infância e, para mim, é uma alegria participar de uma tradição tão importante para a cidade. É muito bom estar nessa Alvorada, dando as felicitações para o nosso município”, disse a trombonista Maine Ribeiro.

Em sequência, Viana torna-se a capital estadual em cerimônia simbólica na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Uma grande missa em homenagem à cidade foi ministrada pelo padre Zaelton da Costa, que em seu sermão destacou que “são 160 anos de história, de vida, de lutas, de choros, de alegrias e de muitos prazeres, muitas alegrias nas nossas famílias e também para toda nossa comunidade”.

Na ocasião, o governador do Estado, Renato Casagrande, transferiu simbolicamente a capital do Espírito Santo para Viana.

“Estamos vivendo um momento histórico da nossa cidade, que cresceu e se desenvolveu, trouxe muitas oportunidades para as pessoas. Hoje, nossa reflexão foi sobre plantar e colher. E nós estamos colhendo muitos frutos prazerosos. Hoje temos a oportunidade de colher, continuar plantando e saber que nós vamos poder encontrar uma cidade diferente todos os dias. Vamos construir a cidade que queremos viver”, pontuou o prefeito.

Viana, como árvores seculares, tem raízes firmes e profundas, se espalha em busca de crescimento. São as inovações, as oportunidades e as pesquisas que dão à cidade uma nova perspectiva de futuro, sem esquecer de firmar suas raízes e reforçar seus galhos a cada dia.

E, isso tudo, para que em sua ponta, possa florescer, formar frutos, saciar a fome de quem dela se alimenta, levando suas sementes a mais solos, a maiores crescimentos e ampliando as riquezas e a sua gigantesca relevância.

 

Reprodução: Prefeitura de Viana