Comunidade do Ibes comemora anúncio de reconstrução de áreas de lazer
Na noite desta terça-feira (23), a prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes, apresentou os projetos de reconstrução das sete praças do bairro Ibes. Na ocasião, o prefeito Arnaldinho Borgo revelou à comunidade os detalhes que compõem os projetos que vão transformar todos os equipamentos públicos de lazer do bairro. Os projetos de requalificação da praça do bairro Jardim Guadalajara e do Parque Morro do Cruzeiro foram mostrados e serão anunciados em breve.
De acordo com o prefeito, a espera de duas décadas dos moradores do Ibes está chegando ao fim e o investimento realizado no bairro será um resgate social e a valorização das famílias.
“Há quantos anos vemos a igreja pedindo reforma dessa praça principal? Há quantos anos vemos a comunidade inteira do Ibes clamando por melhorias e lugares saudáveis para confraternização, onde crianças e jovens tenham espaço de diversão? Essa espera acabou. Esses espaços vão gerar emprego, renda, vão promover a saúde e o bem-estar das pessoas. É isso que estamos fazendo por toda a cidade, cuidando de pessoas. Fizemos até agora o básico, o essencial, que ninguém antes tinha feito. Agora começaremos a fazer o extraordinário”, comentou o prefeito.
Para a moradora Maria Catarina Mazuco, a história da praça central Assis Chateaubriand se confunde com a da comunidade e não existe na memória dela nenhum registro de melhorias. “Fui diretora da escola municipal que fica aqui em frente durante cinco anos e não vi nenhum cuidado durante esse tempo. Moro aqui há 25 anos e a praça é a mesma. De cima ela parece uma flor, tem um sentimento de carinho por esse local, aqui tem de tudo e faltava mesmo fazer do nosso espaço um lugar útil para todas as idades” – comentou.
Filha do conhecido professor Iraque Tristão, que também estava presente para conhecer os projetos, Patrícia Tristão comemorou a valorização do bairro através das reformas que serão iniciadas: “Ver todas as praças reconstruídas vai ser muito importante para os moradores. A maioria dos moradores do Ibes é de idosos, que pedem há muito tempo por praças mais adequadas e acessíveis” – destacou.
Entre as melhorias previstas nos projetos de todas as praças estão a instalação de novo mobiliário urbano, com novas lixeiras, pergolado, bancos em madeira e bicicletários. Além de mesa de jogos em concreto, nova iluminação em LED, paginação do piso e paisagismo, fazendo uso da arborização já presente nas praças. Além de parquinho, academia em aço inox, pista de skate e área destinada a feira de artesanatos e alimentação.
As propostas de revitalização contemplam as praças Josenila Sarmento Rodrigues, Santa Apolônia, do Setor 7 e da Praça Central – Praça Assis Chateaubriand – organizada em quatro setores, sendo o primeiro destinado à praça da pista de skate, o segundo onde está localizada a ponte, o terceiro ao lado da Paróquia Santa Mãe de Deus e o quarto em frente à Igreja Presbiteriana.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui