GGIM: Forças policiais debatem ações para o carnaval de Vila Velha
O carnaval se aproxima e esse foi o tema discutido na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Vila Velha (GGIM) nesta quinta-feira (02). Representantes das forças de segurança que atuam na cidade, instituições do judiciário e secretarias municipais participaram do encontro. A Guarda Municipal explanou sobre as ações para o carnaval no município.
Este será o primeiro ano com bloquinhos nas ruas de Vila Velha após a pandemia. Conforme o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, foram estipuladas algumas regras para a realização do carnaval: “A administração pública buscou trazer regramentos aos blocos de carnaval. São critérios objetivos para que tenhamos ao longo dos dias de carnaval muita segurança, tranquilidade e alegria aos foliões”, expressa.
“Ao todo foram inscritos 18 blocos de rua. Cada bloco terá direito de sair, no máximo, dois dias no carnaval, a critério da Comissão Municipal de Eventos (COMUNE). Além disso, os blocos terão duração máxima de cinco horas e deverão ser encerrados às 17h. Além desses pontos, nenhum bloco está autorizado a sair na quarta-feira de cinzas”, explica a secretária de Cultura e Turismo, Carla Rezende.
O major Fiorim, da 13ª Cia da PM, afirmou que a PM vai atuar em conjunto com as outras forças de segurança: “Foi realizado um planejamento para que a força de segurança disponível tenha condições de trabalhar com os blocos autorizados. E agora estamos empenhados em elaborar um planejamento para que possamos ter uma atuação célere, conjunta e forte com aqueles que desobedecerem as regas impostas”, afirma.
Conforme a comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, a Guarda estará atuando para que todos tenham um carnaval tranquilo: “Nosso efetivo estará nas ruas para trazer mais segurança aos moradores e aos turistas do município. Os bloquinhos que não foram cadastrados não terão permissão para sair. Nesses casos, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão impedir a aglomeração”, ressalta.
O secretário de Defesa Social e Trânsito ressalta ainda que os organizadores vão ser responsabilizados se descumprirem as regras: “Os organizadores vão assinar um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Vila Velha e a Polícia Militar, onde deverão atender todas as condições”, afirma.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui