ROMU de Vila Velha participa de treinamento para o carnaval

ROMU de Vila Velha participa de treinamento para o carnaval

Cerca de 30 agentes da ROMU das Guardas Municipais de Vila Velha e de Serra estão em treinamento, no Centro de Operações Vila Velha (COVV). A instrução é voltada para ações para o carnaval.

O treinamento, com duração de três dias, começou na terça-feira (14). No primeiro dia de curso, os agentes tiveram instrução sobre “instrumentos de menor potencial ofensivo”, que são as famosas granadas. A instrução ficou por conta do policial Armani, da Força Tática da PM.

Já nesta quarta-feira, a aula foi ministrada pelos Romurianos Afonso e Vendramini. A aula foi voltada para o “choque ligeiro”, caracterizado pelo uso dos escudos junto com as granadas como forma de conter e dispersar multidões.

“O instrumento de menor potencial ofensivo é muito usado para dispersão de multidão. No treinamento, os agentes aprenderam a diferença de cada granada, técnica de manuseio e lançamento”, ressalta o Inspetor da ROMU, Iuri Silva.

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, esse treinamento é muito importante para os agentes da GMVV: “Este será o primeiro ano com bloquinhos nas ruas de Vila Velha após a pandemia. Os agentes precisam estar preparados para evitar qualquer tumulto”, afirma.

A comandante da Guarda Municipal afirma que a GMVV atuará para que todos curtam o carnaval com tranquilidade: “Nosso efetivo estará nas ruas, para trazer mais segurança aos moradores e aos turistas do município. Os bloquinhos que não foram cadastrados não terão permissão para sair. Nesses casos, a Guarda Municipal e a Polícia Militar vão impedir a aglomeração”, ressalta.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha