O aumento no número de casos confirmados de dengue na Serra levou as equipes de saúde da Prefeitura da Serra a intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, inclusive, no Carnaval. Na segunda (20), terça (21) e quarta (22), das 8h às 17 horas, as Unidades Regionais de Saúde de Boa Vista e Feu Rosa estarão abertas para atendimento exclusivo aos casos suspeitos da doença.
Além dessa iniciativa, também de segunda a quarta, as equipes de agentes da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) estarão em campo, nas comunidades onde há mais incidência de notificações de casos, desenvolvendo os trabalhos e bloqueio de transmissão e aplicação espacial de inseticida com o fumacê.
Atendimento voltado aos casos suspeitos
Mesmo não tendo expediente nas Unidades de Saúde, devido ao ponto facultativo decretado, na segunda (20), terça (21) e quarta (22), das 8h às 17 horas, as equipes de saúde da Serra estarão nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Boa Vista e Feu Rosa atendendo aos casos suspeitos de dengue, conforme a capacidade técnica de cada serviço.
Quando falamos em casos suspeitos de dengue, devemos estar atentos aos sintomas, entre eles: febre acompanhada por pelo menos mais dois sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, pequenas manchas avermelhadas pelo corpo, dor no corpo, cansaço, dor nas articulações.
É importante salientar que, durante todo o Carnaval, as três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) estarão abertas 24 horas.
Confira o que funciona, durante o Carnaval:
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Carapina, Castelândia e Serra Sede, com atendimento 24 horas.
– Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras, com atendimento 24 horas.
– Farmácia Central, localizada em Jardim Limoeiro, das 7h às 19 horas. Informações: 3338-9100.
– Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, das 8h às 17 horas, as Unidades Regionais de Saúde de Boa Vista e Feu Rosa estarão abertas para atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas de dengue.
– Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, os agentes de combate a endemias farão bloqueio de transmissão e aplicação espacial de inseticida com o fumacê. Confira, em anexo, o itinerário do fumacê.