Prefeitura de Vila Velha realiza cerimônia de entrega do CREAS São Torquato à comunidade

Prefeitura de Vila Velha realiza cerimônia de entrega do CREAS São Torquato à comunidade

Moradores do bairro São Torquato e adjacentes participaram em peso, na noite desta sexta (16), da inauguração do novo Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS “Vereador Betinho”, entregue pela prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A nova unidade de Assistência Social vai atender moradores de 39 bairros da Região 3 e 4 e faz parte da Proteção Social Especial, que visa o trabalho com as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos, ou seja, aquelas pessoas e/ou famílias que já foram vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e qualquer tipo de discriminação social.

Em seu discurso de inauguração, o prefeito Arnaldinho Borgo falou dos avanços da área e das obras que estão sendo realizadas: “Quero parabenizar os familiares do homenageado, o vereador Betinho, um homem que trabalhou muito e lutou por esta região. Reformamos o local, um investimento de quase R$ 100 mil reais para acolher aqueles que tiveram seus direitos violados e precisam de atendimento social. Temos a melhor equipe de assistência social do Estado. Estamos realizando várias obras nesta região, para melhorar a qualidade de vida da população,”, finalizou.

“É uma inauguração e gratidão, porque o CREAS das Regiões 3 e 4 funcionava no bairro Alvorada desde 2013, num imóvel alugado sem nenhuma janela. Agora, temos uma unidade própria, na qual agradeço à Secretaria de Saúde por ceder a antiga unidade de saúde,” disse a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner.

Serão oferecidos serviços especializados como:
PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos;
Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa ou Liberdade Assistida;
SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social;
Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias.

História da unidade

Antes no local funcionava a antiga Unidade Básica de Saúde do bairro. A edificação recebeu melhorias e reconstruções para o novo CREAS. As intervenções abrangeram a limpeza do local e pintura das paredes e teto, manutenção de toda a parte elétrica e hidráulica, substituição de todas as antigas cerâmicas, retirada de cubas e bancadas não utilizadas nas salas de atendimento e substituição de portas e janelas quebradas.

Ainda receberam manutenção os banheiros com adequação e construção de banheiro acessível no térreo. Foram retiradas divisórias para ampliação das salas de atendimento, substituídas as telas de proteção e as telhas. O prédio conta agora com nova caixa d’água de polietileno, nova pintura da fachada e laterais, além das grades das janelas e de corrimões, reforma e instalação de novos ventiladores e ar condicionado.

O CREAS possui dois pavimentos com 5 salas e dois banheiros no segundo andar e 5 salas, 3 banheiros, refeitório e cozinha no térreo.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha