Prefeitura de Vitória realiza entrega do programa Vix + Cidadania para 530 novas famílias

Prefeitura de Vitória realiza entrega do programa Vix + Cidadania para 530 novas famílias
Entrega cartão Vix Mais Cidadania
As famílias já saíram do local com crédito para realizarem compras de alimentos, gás de cozinha, itens de higiene e limpeza. (ampliar)

A esperança que tem formato e cabe na palma da mão. Neste sábado (15), mais 530 famílias foram beneficiadas com o cartão Vix + Cidadania, levando dignidade e segurança para seus lares. A entrega dos tão esperados cartões aconteceu na manhã de hoje, no Ginásio do Tancredão, no bairro Mário Cypreste.

Desde o lançamento do cartão, a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), já disponibilizou o benefício para 3.654 famílias.

Quem realizou a entrega foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, acompanhados de diversas outras autoridades.

“À frente da Prefeitura, nossa prioridade máxima tem sido cuidar das pessoas, olhar por todos, mas, principalmente, por aqueles que mais precisam. A partir de agora, vocês passam a integrar uma política pública social que só temos aqui! Não é um simples cartão, é o resgate da autoestima e dignidade da população. Um cartão que atende as pessoas, coloca alimento na mesa, gás na cozinha e produtos de higiene pessoal nas casas no momento mais necessário. É isso que queremos! Continuar nosso trabalho fazendo de Vitória uma capital que nos encha de orgulho, com qualidade de vida para todos que aqui habitam”, declarou o prefeito.

A secretária da Assistência Social reiterou que cuidar das pessoas é uma premissa da gestão. “Fazer novas entregas de cartões Vix + Cidadania representa nosso compromisso com as famílias com menor renda na capital, com foco na segurança alimentar e nutricional. O investimento é de R$13,7 milhões ao ano para fomento do comércio local em Vitória”, disse.

Entrega cartão Vix Mais Cidadania
Mãe de duas crianças, de um e de três anos de idade, a jovem Tainá Rodrigues, atendida pelo Cras de Maruípe, foi contemplada pelo Vix + Cidadania. (ampliar)

As famílias já saíram do local com crédito para realizarem compras de alimentos, gás de cozinha, itens de higiene e limpeza. O cartão recebe um valor de R$ 114,44 para cada membro cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico). O valor é equivalente a 8,67% do salário mínimo.

O programa beneficia diretamente as pessoas em vulnerabilidade de renda. Neste sábado, foram beneficiadas as famílias dos territórios socioassistenciais dos bairros Centro, Continental, Inhanguetá, Itararé, Jucutuquara e Maruípe.

Em boa hora

Na luta para conseguir se aposentar, dona Eluzimarcia Cândido dos Santos, de 64 anos, estava ansiosa pela chegada do benefício. “Chegou em ótima hora para me tirar do sufoco. Faço uma ou outra coisa, mas renda certa agora só mesmo a desse cartão. Vou sair daqui para o mercado”, declarou.

Comida para os filhos

Mãe de duas crianças, de um e de três anos de idade, a jovem Tainá Rodrigues, atendida pelo Cras de Maruípe, também foi contemplada pelo Vix + Cidadania.

“Dá um alívio porque vou poder alimentar meus dois filhos. Está muito difícil ter acesso às coisas no supermercado”, desabafou.

Aos 85 anos de idade, quem também era só alegria era o senhor Deolindo Littig, atendido pelo Cras do Centro.
“É um dinheiro que vai me trazer qualidade de vida num momento que a gente precisa muito”, disse.

Pessoas em situação de rua

Além das famílias beneficiárias, o Vix + Cidadania contempla também 141 pessoas atendidas nos espaços voltados a pessoas em situação de rua.

Cartões

O benefício é concedido por meio de cartões magnéticos, do tipo vale-alimentação. O cartão funciona em estabelecimentos conveniados da capital, movimentando a economia local. Os estabelecimentos credenciados não podem cobrar taxas extras ao valor da compra. Em caso de irregularidades, é possível denunciar por meio do 156.

Erradicação da extrema pobreza

Com a instituição do Vix + Cidadania, Vitória passou a ser a primeira capital a erradicar a extrema pobreza e vai beneficiar todas as famílias nessa condição que possuem registro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único) e, prioritariamente, que não são contempladas pelos programas dos governos federal e estadual.

As famílias foram selecionadas a partir dos critérios estabelecidos na Lei Municipal 9861/2022: ser residente e morador de Vitória; estar em situação de extrema pobreza, pobreza ou violação de direitos; estar inscrito no CadÚnico, atualizado a menos de dois anos; e estar registrado no sistema da Assistência Social de Vitória.

A próxima entrega dos cartões, quando mais 519 famílias deverão receber o benefício, está marcada para o próximo dia 22 de julho.

Reprodução : Prefeitura de Vitória