Vitória alcança o primeiro lugar entre as capitais em saneamento básico
Vitória lidera o ranking entre as capitais brasileiras com melhor saneamento básico, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que divulgou novos dados do Censo Demográfico 2022 nesta sexta-feira (23). A capital possui 99,8% de cobertura, ocupando a nona posição geral entre os 5.570 municípios do País.
“A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. Vitória dá prioridade ao saneamento por meio de várias ações, levando dignidade para nossos moradores e também promovendo a preservação do nosso meio ambiente”, comemorou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Censo 2022
O Censo Demográfico 2022: Características dos domicílios – Resultados do universo traz informações referentes à forma de abastecimento de água, destino do lixo, tipo de esgotamento sanitário, existência de banheiro ou sanitário e existência de canalização de água, permitindo uma caracterização de elementos importantes dos domicílios e das condições de vida da população.
A proporção de domicílios com acesso à rede de coleta de esgoto no Brasil chegou a 62,5% em 2022, registrando aumento em relação a 2000 (44,4%) e 2010 (52,8%). Dados do Censo Demográfico 2022 revelam que as duas soluções de esgotamento sanitário mais comuns no Brasil eram por “Rede geral ou pluvial” (58,3%) e “Fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede” (13,2%), solução individual não ligada à rede, mas considerada adequada pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB). “Fossa séptica ou fossa filtro ligada à rede” representou 4,2%.
Por outro lado, 49,0 milhões de pessoas (24,3%) ainda usavam recursos precários de esgotamento sanitário.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui