Após duas décadas, a obra da cobertura da quadra do Romão entra em fase acelerada

Após duas décadas, a obra da cobertura da quadra do Romão entra em fase acelerada

Visita as Obras da Quadra do Morro do Romão
Visita às Obras da Quadra do Romão. (ampliar)
Visita as Obras da Quadra do Morro do Romão
Visita às Obras da Quadra do Romão. (ampliar)

Construída em 1999, a quadra poliesportiva do bairro Romão, que atende também atende as comunidades residentes nos bairros  Cruzamento e Forte São João, está recebendo cobertura metálica e será um mini ginásio esportivo e local apropriado para eventos da comunidade, assim como foi feito pela atual gestão nos bairros Bela Vista, Boa Vista e Santa Helena e está em construção em Jardim Camburi, Itararé e Caratoíra.

Para acompanhar o andamento das obras, o prefeito Lorenzo Pazolini visitou, na manhã desta quarta-feira (4),  as obras de construção da cobertura da quadra. A visita foi acompanhada pelas lideranças comunitárias Ivonete Milagres e Gilson Barcelos, o Xará do Romão, e Carlos Coco, do Forte São João.

As obras foram orçadas em R$ 1.603.790,86, com prazo de conclusão de 240 dias após a assinatura da ordem de serviço. O empreendimento tem o potencial de gerar 12 empregos diretos e 18 empregos indiretos durante sua execução. A demanda está contemplada no planejamento estratégico do município, denominado Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024.

“Durante duas décadas as comunidades do Romão, Forte São João e Cruzamento aguardaram para realizar este sonho. Hoje, visitando as obras, temos a certeza de que ela ficará pronta no primeiro semestre de 2025. As comunidades vão ganhar um mini ginásio de primeiro mundo que mudará toda a concepção da comunidade e trará muitas oportunidades para a vida de todos”, disse o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini.

O secretário de Obras Gustavo Perin lembrou que assim como no Romão os moradores estão recebendo quadras cobertas em várioas bairros da cidade. “Podemos constatar aqui no local a evolução da obra. A qualidade da estrutura que não fica a desejar nenhuma outra estrutura que estamos fazendo aqui em Vitória”, afirmou.

“A comunidade está feliz. São vinte anos esperando. Aqui vai ser um ginásio. Vamos fazer festa e várias atividades para as crianças e adultos”, disse Gilson Barcelos o Xará, líder comunitário do Romão. Carlos Coco, liderança comunitária no Forte São João também comemorou a obra. Nossas palavras são de agradecimento, não só por essa obra. São várias obras no nosso bairro”, pontou.

A construção da cobertura metálica e a reforma da quadra poliesportiva no bairro Romão, facilitará a participação da comunidade em eventos, bem como permitirá o uso constante dos munícipes na prática diária de atividades esportivas e de lazer, orientadas ou espontâneas, principalmente em dias chuvosos e no período noturno.

Como é a obra?

A arquitetura proposta é composta por uma estrutura em treliças metálicas, com área de projeção de 580 metros quadrados, em telha em aço galvalume e fechamento vertical na mesma telha.

Os seis pilares de sustentação da cobertura serão localizados junto à mureta, que deverá ser reconstruída com novos alambrados. O piso existente receberá manutenção e pintura. Ao lado da quadra o espaço destinado às crianças será reformulado e receberá brinquedos novos.

Programa

As obras de cobertura da quadra fazem parte do programa de requalificação das quadras poliesportivas existentes em Vitória. Por meio dele, já foram entregues nove praças e quadras na cidade: a construção da quadra e sala multiuso climatizada em Boa Vista; cobertura da quadra de Itararé; cobertura da quadra em Santa Helena; cobertura da quadra em Caratoíra e a nova quadra no alto do bairro Da Penha.

Assim como a cobertura da quadra na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi; a reforma da praça Caetano Bassini, com a cobertura da quadra, no bairro Bela Vista; a requalificação da praça Primo Bitti, na Ilha de Monte Belo; e a construção de uma pequena praça no bairro Conquista, pelo programa de infraestrutura da Poligonal 10.

Outras oito obras estão em andamento: construção a reforma da praça Benedito Rodrigues, na Mata da Praia; construção da praça em Alto Tabuazeiro; reurbanização da praça Asdrúbal Soares, em Jucutuquara; cobertura da quadra no Romão; e as coberturas das duas quadras do Tancredão. Em setembro deste ano, foi iniciada a cobertura da quadra da praça Mário Elias da Silva, em Jardim Camburi.

Visita as Obras da Quadra do Morro do Romão
Visita às Obras da Quadra do Romão.
Fonte : Prefeitura de Vitória