Vila Velha: rede de ensino faz aula inaugural de natação inclusiva
Nesta terça-feira (29), às 14h, acontece a aula inaugural da Natação Inclusiva. O projeto é parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e a Associação de Moradores do bairro Araçás (AMAR).
Podem se inscrever no projeto a população com mais de 7 anos que mora no bairro Araçás ou na comunidade entorno e que possua alguma deficiência intelectual, física, visual ou auditiva.
As aulas acontecem no período matutino nas segundas, quartas e sextas-feiras e no vespertino, às terças e quintas-feiras. Para quem desejar participar, as inscrições são realizadas na UMEF Marina Barcellos Silveira.
A diretora Elisangela Gregório disse que é um momento de muita alegria para os alunos da escola. “Todos demonstraram muita felicidade e foi contagiante. Esse projeto está trazendo dignidade aos alunos e famílias”, disse.
A modalidade proporciona o desenvolvimento motor e social dos alunos, além dos benefícios para a saúde física. Os profissionais que atuam no projeto são da Secretaria Municipal de Educação, assim como o material disponibilizado para as aulas.
O objetivo das aulas, segundo o coordenador de Esportes Educacionais Marcelo Fermo, é promover bem-estar aos alunos e desenvolvimento psicomotor das pessoas que praticam.
“A natação tem fim terapêutico, recreativo e competitivo. É uma modalidade completa e que colabora no desenvolvimento de quem a pratica. Esse projeto é o retorno de uma demanda da comunidade, que tem muitas crianças com deficiências e agora estamos proporcionando um local de inclusão e acessibilidade para elas”, explicou.
O Termo de Cooperação assinado entre a Prefeitura e a AMAR viabiliza que aconteça uma série de ações para oportunizar a natação inclusiva para a população, uma demanda solicitada pela comunidade e que está sendo atendida.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha