Viana visita as instalações da Casa dos Açores do Rio de Janeiro
Em 1813, um grupo de 53 famílias açorianas se instalou onde hoje é a cidade Viana e mais de dois séculos depois é perceptível a sua influência em nosso município, seja com as festividades como as comemorações do Divino Espírito Santo ou na arquitetura da Igreja Nossa Senhora da Conceição e de outros locais importantes na cultura vianense.
É com o intuito de estreitar esses laços que uma comitiva da Prefeitura de Viana composta pelo prefeito Wanderson Bueno, o vice-prefeito Fabio Luiz Dias e a secretária de Esporte, Cultura e Turismo Renata Weixster, junto ao Instituto Federal do Estado (IFES) Campus Viana composta pelo reitor Jadir Pela, pela diretora Regiane Teodoro do Amaral, a professora Fabiene Passamani e o professor Robson Malacarne rumo ao Rio de Janeiro para assinatura de acordo de cooperação técnica com a Casa dos Açores.
As comitivas foram recebidas pelo presidente da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, João Leonardo Soares, e o diretor cultural Daniel Gonçalves. Durante a visita, além da assinatura do memorando, os participantes presenciaram uma intervenção cultural a partir de uma demonstração de música tradicional açoriana tocada em uma viola de quinze cordas.
O objetivo da viagem é, por meio do acordo, criar políticas públicas e ações para fortalecer a cultura açoriana da cidade e também estreitar ainda mais as relações internacionais com o arquipélago de Açores, uma vez que Viana é a cidade que mais recebeu imigrantes açorianos no país.
E este ano, quando a cidade comemora 160 anos, segundo Wanderson Bueno, Viana terá uma programação especial voltada para a história da imigração lusitana no município e na contribuição com a história dos antepassados açorianos que contribuíram com o desenvolvimento de Viana, recebendo o presidente do arquipélago durante as festividades.
Reprodução : Prefeitura de Viana
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui