Gabinete de Gestão Integrada se reúne para debater ações de segurança pública

Gabinete de Gestão Integrada se reúne para debater ações de segurança pública

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou nesta quinta-feira (14) mais uma reunião para debater os desafios da segurança pública, planejar ações, fortalecer o trabalho no município e aumentar a eficiência do serviço prestado à população vianense.

A reunião, realizada mensalmente, contou com a presença do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, do secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, representantes das polícias Militar (PM), Civil (PC), Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF), Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), entre outros.

“Estamos trabalhando para promover uma maior sensação de segurança para a população. Atenção à segurança é uma das prioridades da gestão. Reuniões como essa são importantes para desenvolvimento de ações integradas e troca de informações entre as forças de segurança”, disse o prefeito Wanderson Bueno.

Entre as ações discutidas, os presentes ressaltaram a redução de dados de criminalidade no município, como queda de 42% nos registros de roubo em transporte coletivo em comparação ao ano de 2021. Além disso, os casos de roubo a estabelecimentos comerciais tiveram queda de mais de 46%, no mesmo comparativo.

No primeiro semestre deste ano, os agentes da Guarda Municipal de Viana foram responsáveis por 2.436 atendimentos, 1.075 visitas tranquilizadoras, 990 drogas apreendidas, 20 veículos recuperados e 39 indivíduos detidos.

Na reunião, também foram apresentados os resultados das ações desenvolvidas nos primeiros seis meses deste ano pela Guarda Municipal e a Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN). Dos dados, destacam-se as 774 apreensões realizadas, 427 pessoas abordadas e duas prisões realizadas pelos agentes.

O secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, ressalta a importância do planejamento de ações de segurança pública.

“As reuniões são fundamentais para estarmos atentos às demandas e aos números da segurança no município. Trabalhamos por melhorias para o cidadão vianense e pela sensação de segurança na cidade. O objetivo é discutir os índices de violência e tratar as estratégias de combate, prevenção e repressão”, pontuou o secretário.

Entre as ações apresentadas na reunião está o cerco eletrônico que está sendo implementado em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos vão monitorar e fiscalizar as vias de acesso à cidade com o objetivo de coibir ações criminosas.

Outro destaque debatido foi a instalação da nova estação meteorológica de Viana. O equipamento, uma torre de cerca de 10 metros, será responsável pelo monitoramento de dados meteorológicos para realização de ações de prevenção de desastres naturais e previsão de tempo e clima. A estação vai ser instalada no mês de agosto no loteamento Santa Júlia, em Jucu.

 

Reprodução : Prefeitura de Viana