​Projeto Anjos da Guarda tem primeiro dia de aula na UMEF Aly da Silva

​Projeto Anjos da Guarda tem primeiro dia de aula na UMEF Aly da Silva

A Guarda Municipal de Vila Velha lançou o Projeto Anjos da Guarda, que vai formar turmas de escolas da rede municipal num curso criado para gerar laços com a comunidade, levar informação e conhecimento sobre a instituição e auxiliar na construção de uma relação de cooperação e transparência entre o cidadão e as forças de segurança.

A solenidade foi realizada na manhã desta segunda-feira (8), no auditório da Umef Aly da Silva, com alunos do sexto ano, daquela que será a primeira turma a participar do projeto. A aula inicial, que contou a história da Guarda Municipal e tirou as primeiras dúvidas dos adolescentes, foi ministrada pela subsecretária da Guarda Municipal, a comandante Landa Marques.

“É uma honra e uma felicidade muito grande estar com vocês hoje. Nós pensamos neste projeto com muito carinho desde o início. Infelizmente, adiamos um pouco por conta das condições sanitárias, mas hoje podemos iniciar. Cada um de vocês, após estes 30 dias de convivência, fará parte da nossa história. Queremos que, de alguma forma, a Guarda Municipal também faça parte da de vocês e que levem os conceitos e aprendizagem para o longo da vida”, falou Landa, abrindo a aula.

As crianças da escola tiveram a visita surpresa do Taticão, mascote da Guarda Municipal, que jogou altinha e tirou fotos no recreio com os alunos de todas as séries. Também participaram do lançamento os secretários municipais de Educação, Rodrigo de Souza Nunes, e o de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro. A idealizadora e responsável pelo projeto, Inspetora Escolar da Guarda Municipal Lígia Vazzoler, comentou que o projeto é transformar vidas, mas também mostrar um lado da instituição que por vezes as pessoas não veem.

“Muitas vezes as pessoas imaginam, ou nos veem de longe, por sermos operadores da segurança pública, como instituição de opressão, de força, mas nos próximos dias vamos mostrar os valores que nos movem diariamente a trabalhar pela ordem da cidade de Vila Velha”, explicou Lígia.

Uma das alunas que iniciou a caminhada para se formar Anjo da Guarda é a Ana Luiza da Silva Santos Lopes, 11 anos e moradora de Balneário Ponta da Fruta. A expectativa dela é aprender muito mais sobre o dia a dia dos guardas:  “Confesso que tinha um pouco de medo até, quando via eles de farda, com as viaturas. Mas acho que vamos entender como é o trabalho deles, que trabalham, a meu ver, para fazer o dia das outras pessoas mais tranquilo”, disse a menina.

A próxima palestra vai tratar dos temas cyberbullying e educação moral e cívica, nesta terça-feira (9). O curso vai até o dia 31 de agosto, dia da formatura dos alunos, que ganharão uniforme e diploma.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha