​Segundo dia de Workshop sobre eSocial em Vila Velha

​Segundo dia de Workshop sobre eSocial em Vila Velha

O auditório ficou lotado: 225 servidores municipais e estaduais, além de funcionários de empresas privadas, participaram dos dois dias do curso sobre eSocial, que é a plataforma do Governo Federal que administra informações relativas aos trabalhadores.

Conforme a servidora pública de Vila Velha, Débora Cecília Domecioli, esses dois dias foram enriquecedores: “Esse tema é importantíssimo e muito atual. Com o Workshop, foi possível tirar as dúvidas e repensar os nossos processos de trabalho”, afirma.

O encontro foi organizado pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (AMUNES), em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Administração, no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha. O intuito foi levar conhecimento e capacitar aos servidores e aqueles que atuam nas áreas de departamento pessoal, área financeira, contabilidade, auditoria, controles internos e gestores.

Para o secretário de Administração, Rodrigo Magnago, todos saem ganhando com eventos como esse. “A capacitação dos servidores é importante para essa mudança do cenário nacional advindo do eSocial, que está mudando a cultura e a praxe adotada até aqui. Com o sistema, todos empregadores passaram a comunicar ao Governo Federal, de forma unificada, informações relativas aos trabalhadores/servidores”, frisa.

O primeiro dia do Workshop contou com a presença do Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, que ficou feliz em sediar o encontro: “Vila Velha recebeu o evento de braços abertos. Esse workshop reúne servidores de vários Entes da Administração Direta e Indireta, além de funcionários de empresas privadas. A qualificação sempre é bem-vinda e é o momento do nosso servidor aperfeiçoar e prestar seu serviço cada vez mais com maestria”, ressalta.

Para o vice-presidente da AMUNES e também prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, essa qualificação é uma união de força para uma gestão responsável: “Esse workshop colabora com os serviços na implantação do eSocial. A princípio, seria somente para os servidores municipais e estaduais, mas ampliamos as inscrições e as empresas privadas também foram convidadas a participar”, afirma.

O workshop foi ministrado por Thomas Gomes Costa, coordenador de Gerenciamento e Estruturação de Cadastros do Ministério da Economia, que instruiu os presentes quanto ao uso correto do eSocial e às formalidades e protocolos exigidos pela plataforma. “Essa plataforma substitui diversas obrigações acessórias, isso é benéfico tanto para o Governo Federal que recebe as informações de forma unificada, como para o ente federativo que presta a informação em único ambiente”, afirma.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha