O primeiro semestre de 2023 trouxe dados positivos para a segurança pública do município da Serra. Em comparação com o mesmo período do ano passado houve redução de crimes contra o patrimônio, furtos e roubos e homicídios.
Os resultados foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que acontece todos os meses com a participação de secretarias municipais, forças de segurança, representantes da Justiça e organizações da sociedade civil.
Um dos primeiros pontos é que o número de crimes contra patrimônio segue caindo. Em comparação com o primeiro semestre de 2022, houve uma redução de 512 registros de crimes dessa tipificação, resultando numa queda de 6,46%.
O roubo em via pública também apresentou uma redução. No primeiro semestre de 2022, 2.368 crimes dessa tipificação foram registrados. Nesse mesmo período de 2023, 2.148 casos foram registrados, o que representou uma queda de 9,29%.
Outra tipificação que apresentou diminuição nesse primeiro semestre foi o furto e roubo de veículos na cidade. Com uma queda de 16% em comparação ao mesmo período, houve uma redução de 144 registros do crime na Serra.
“O quadro atual é resultado de um processo de integração com as demais forças de segurança pública do município”, afirma Joel Lyrio, secretário de Defesa Social da Serra.
Homicídios
Em relação aos crimes de homicídio, a redução apresentada no primeiro semeste de 2023 é histórica, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, compilados pelo Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra.
Desde 1996, o ano de 2023 marca a primeira vez em que o município tem menos de 50 assassinatos nos seis primeiros meses. Quando comparados o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período do ano passado, é possível obter o resultado de uma queda em cerca de 18%.
Esse dado é fruto de um trabalho integrado das forças de segurança do município como Polícia Civil Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal, além dos esforços em conjunto com o poder judiciário.
“Esse resultado também é fruto das políticas de sociais da Serra, que são de inclusão, geração de emprego e renda, além de trabalhos voltados para crianças e adolescentes para dar mais qualidade de vida a essas pessoas. É um trabalho voltado para os eixos de segurança pública e de inclusão social”, pontua o secretário Joel Lyrio.
Redução de óbitos no trânsito
Até o quinto mês deste ano, o número de óbitos no trânsito na Serra apresentou uma redução de 19%. Entretanto, enquanto vidas estiverem sendo perdidas, não há motivos para comemorar. “É hora de concentrar as ações preventivas e de fiscalização para obtermos um resultado melhor, pensando sempre em vidas que são salvas”, afirma o diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), Fábio Alves.