Abertura do Parque da Prainha reúne milhares de pessoas em noite emocionante

Abertura do Parque da Prainha reúne milhares de pessoas em noite emocionante

Quando no dia 23 de maio de 1535 os portugueses chegaram a Vila Velha se encantaram com uma enseada e lá desembarcaram para dar início à colonização do solo espírito-santense. Nesta sexta-feira (29/03), milhares de pessoas voltaram a se encantar com o local do descobrimento, hoje conhecido como Parque da Prainha.

A região que marca o início da história Capixaba agora é um amplo espaço de lazer, entretenimento e descanso para as famílias. O Parque da Prainha foi inaugurado nesta sexta-feira pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, em uma solenidade que reuniu uma grande multidão.

Após a inauguração, teve início o primeiro evento do local, o espetáculo musical Notas da Paixão, que retrata o calvário e a ressurreição de Jesus Cristo. Momento de fé muita devoção que emocionou e encantou o públicfo.

Obras

O Parque da Prainha possui 42,5 mil metros quadrados e as obras no local tiveram início em 19 de abril do ano passado. Investimento de R$ 12,7 milhões, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha o Governo do Estado.

A revitalização do espaço incluiu os serviços de drenagem, esgoto e estrutura elétrica, com a rede de cabeamento construída toda de forma subterrânea. Além disso, foram construídos espaço para apresentações de eventos, banheiros e área gastronômica, com 852,11m².

As melhorias de infraestrutura incluem ainda parquinho para crianças (381,90m²), local destinado aos animais de estimação (420,60m²), academia popular com equipamentos em aço inox (275,96 m²), fonte interativa de águas dançantes de 339,92 m² e com 24 pontos de jatos de água, pistas de caminhada e de corrida, ciclovia ao redor do parque (2.829,12m²), ampla área gramada para piquenique e circulação, entre outros atrativos.


Marco Zero

E para simbolizar o local exato onde a colonização do Espírito Santo começou, com o desembarque de Vasco Coutinho na capitania, em dia 23 de maio de 1535, um marco zero foi construído no Parque da Prainha.

O pavimento artístico, de dez metros de diâmetro, em forma de mosaico, foi construído pelo artista Celso Adolfo, com o apoio de Marcio Antonelli, ambos canelas-verdes, descrevendo a colonização, com os índios, a chegada de Vasco Coutinho e a idealização do Convento da Penha, pelo Frei Pedro Palácios. No centro desse mosaico há uma placa, com um metro de diâmetro, lembrando a data da colonização.

A orla do Parque da Prainha também foi totalmente reformulada para ser uma área de estar com mais segurança e iluminação. Já em relação às melhorias no paisagismo, foram plantadas palmeiras-imperais no eixo histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e próximo à fonte interativa.