​Assistência Social e Conselho do Idoso realizam seminário nas escolas de Vila Velha

​Assistência Social e Conselho do Idoso realizam seminário nas escolas de Vila Velha

Dando continuidade à programação do Junho Violeta, mês de conscientização contra violência com a pessoa idosa, alunos da UMEF Joffre Fraga, localizada no bairro Vale Encantado, participaram, na manhã desta quinta-feira (9), do 1º Seminário da Educação, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa –COMDDIPI-VV.

O seminário foi realizado para alunos das UMEFS Prof. Rubens José Vervloet Gomes – Vila Olímpica, bairro Soteco, Reverendo Antônio da Silva Cosmo – Escola Parque, bairro Jardim Colorado e Antônio Bezerra de Farias, em Vila Garrido.

Para a presidente do COMDDIPI, Nilda de Moraes Rodrigues, as ações estão sendo positivas: “Esperamos que este trabalho seja realizado todo ano. Muitos crimes são cometidos contra as pessoas idosas e a sociedade não tem nem noção. Estamos conscientizando a população, principalmente os jovens, levando muita informação para que tenham conhecimento e denunciem”, disse a presidente.

Marlúcia Lima, diretora da UMEF Joffre Fraga, agradeceu aos organizadores pela palestra e o tema: “Primeiro, informar aos nossos alunos sobre os direitos dos idosos, criar um sensibilidade de proteção por aqueles que temos dentro de casa. O respeito, principalmente para este público que tanto trabalhou e serviu para todos nós,” concluiu.

Na sexta-feira (10), será a vez da UMEF Governador Cristiano Dias Lopes, no bairro São Conrado, região da Grande Terra Vermelha.

Lembrando que o seminário vai ser aberto para alunos de outras Unidades Municipais de Ensino e comunidade. Os terminais do sistema Transcol localizados no município receberam faixas da cor violeta para lembrar aos usuários do sistema sobre o tema.
Além da Secretaria de Assistência Social e COMDDIPI, participam do seminário a Guarda Municipal e a Secretaria de Educação.

Qualquer tipo de violência contra pessoa idosa é crime. Seja ela física, verbal, sexual, constrangimento, psicológica, negligência, institucional, abuso financeiro, patrimonial e discriminação, e deve ser denunciada. Não se cale nem se omita: disque 100.

Programação Junho Violeta

De 06 a 10 – 1º Seminário da Educação – Tema: “Violência contra pessoa idosa é crime”, nas UMEFs a partir das 8h30
12 de junho – Arte no Parque da Prainha a partir das 10 horas
15 de junho – Ação com entrega de laços violeta na PMVV e Audiência Pública na Câmara de Vereadores às 15 horas, promovido pelo Fórum do Idoso.

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha