Calamidade e tragédia: chuvas ao sul do estado causam desastres e mortes

Calamidade e tragédia: chuvas ao sul do estado causam desastres e mortes

As chuvas ao sul do estado alcançaram níveis críticos, gerando situação de calamidade pública. Iniciadas no dia 22 de março, elas causam alagamentos e destruição de ruas, casas, veículos e pontos comerciais, somado a mortes e a desaparecimentos.

As imagens enviadas pela Internet por usuários revelam a gravidade da tragédia. Em Mimoso do Sul, carros arrastados pela chuva se amontoam pelas ruas alagadas. Enquanto isso, famílias cercadas por alagamento aguardam socorro na laje de suas casas.

Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), as estradas e encostas da região estão em alto risco de deslizamento. Mesmo chuvas leves podem causar deslizes. A população deve evitar circular pelo local. O acesso está restrito a equipes de apoio e resgate.

 

Imagens da tragédia em Mimoso do Sul: caminhão de bombeiros arrastado pelo alagamento (esq.) e ruas da cidade alagadas (dir.) (fonte: reprodução).

 

Em Mimoso do Sul, o comércio foi profundamente afetado, gerando falta de alimentos, de remédios e de vestuário, entre outros recursos. A cidade também está sem água potável, precisando de doações.

Em Apiacá, quatro pontes foram destruídas pelas chuvas, isolando algumas comunidades. Em Jerônimo Monteiro, a região do centro foi profundamente afetada, com danos para passagens, calçadas e outros recursos públicos.

Vargem Alta teve sua unidade básica de saúde bastante afetada pela violência das águas. Alegre passa por necessidade de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas e roupas de cama.

A Defesa Civil, o Crea e o Governo do Estado trabalham em regime de emergência para conter os danos da chuva e normalizar o acesso às regiões. Equipes de resgate estão sendo enviadas para fornecer abrigo, fazer reparos e efetuar operações de resgate. O Crea está aceitando doações de alimentos, vestuário, roupas de cama e remédios.

 

Anúncio do CREA-ES solicitando doações.