Comunidade Segura: projeto utiliza tecnologia para aproximar moradores e polícia e combater a criminalidade

Comunidade Segura: projeto utiliza tecnologia para aproximar moradores e polícia e combater a criminalidade

Projeto de iniciativa da Polícia Militar está sendo implantado na região da Praia do Canto, e conta com apoio do Conselho Municipal de Segurança Urbana.

A segurança comunitária é um importante instrumento para reduzir os altos índices de criminalidade nas cidades, e práticas inovadoras, aliando tecnologia e comprometimento de moradores, vêm conseguindo resultados positivos no Estado.

Um exemplo é o projeto Comunidade Segura, que está em sendo implantado na região da Grande Praia do Canto, abrangendo outros bairros como Santa Lúcia, proporcionando maior sensação de segurança e otimizando a resposta das forças de segurança pública.

O programa cria um canal direto entre a Polícia Militar e figuras-chave da comunidade local, que recebem treinamento para identificar e reportar atitudes suspeitas nos bairros e relatar outras situações que envolvam a segurança pública. A interação é feita diretamente em um grupo de WhatsApp com representantes da Companhia da PM responsável pela região e que estão em serviço no momento – no caso da Praia do Canto, a 3ª Companhia do 1º Batalhão da PM-ES.

“Não é simplesmente adicionar em um grupo, essas pessoas são treinadas para reportarem as situações, tirarem fotos, e essa atitude agiliza a resposta das forças de segurança. São líderes comunitários, síndicos, comerciantes e outros que possuem elos com a comunidade local”, explica o presidente do Conselho Municipal de Segurança de Vitória (Comsu), Aylton Dadalto, que também é representante eleito pela região 5 (Grande Praia do Canto) para o conselho.

Segundo Aylton, a intenção é que o projeto continue a ser implantado em outras regiões da capital, beneficiando outras comunidades por toda a cidade. A integração com a Guarda Municipal também é outra frente de atuação da iniciativa.

“O Conselho Municipal de Segurança abrange as 9 regiões de Vitória, e a intenção das nossas reuniões itinerantes é de apresentar os objetivos do projeto para todas, assim como ouvir as demandas dos moradores. A segurança pública é um dever do estado, mas uma responsabilidade de todos”, afirmou.

O programa Comunidade Segura é uma iniciativa da Polícia Militar e começou a ser implantado em 2018, hoje abrangendo vários bairros da Grande Vitória. Já o Comsu tem por objetivo incentivar a participação popular na gestão da segurança pública, sendo um órgão colegiado vinculado à estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) e com membros eleitos diretamente pela comunidade.

O Comsu acompanha e realiza a mediação da implantação de projetos como o Comunidade Segura, apontando pessoas chave na comunidade, entre outras atribuições no atendimento das demandas da comunidade dentro da área da segurança pública.