Dia Mundial da Água é celebrado com palestra de conscientização na Serra
Dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Uma data importante para enfatizar a importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida, bem como resgatar a pauta de conscientização e boas práticas de preservação.
Em comemoração a data, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra, através do Departamento de Educação Ambiental, vai realizar, nesta quarta-feira (22), uma palestra, das 8h30 às 11 horas, em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), na sede da APA do Mestre Álvaro.
A equipe da Semma vai aproveitar a ocasião para reforçar com os alunos os perigos da dengue e os cuidados para evitá-la, como a eliminação de focos e a água parada.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
No ano de 2023, o tema escolhido foi “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. Com ONU convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de tratamento da água.
Com isso, a organização pretende estimular as pessoas de todo o planeta a cadastrarem seus compromissos para serem adicionados à Agenda da Década Internacional da Água, uma resolução da ONU que definiu os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que o desenvolvimento sustentável e a gestão integrada dos recursos hídricos são cruciais para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.
“O dia mundial da água é uma data importante para reforçar e comemorar junto às escolas o valor que a água tem. Precisamos ensinar para as crianças que devemos fazer a nossa parte para que no futuro não falte água no planeta”, enfatizou a chefe da Divisão de Educação Ambiental da Serra, Nicoly Schmith.
A campanha deste ano está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico. Conheça abaixo.
A fábula do Beija-flor
Era uma vez uma floresta, onde um incêndio iniciou. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.
Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:
– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.
O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.
Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.
Reprodução : Prefeitura da Serra
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui