Projeto de economia circular do Banestes ganha novos pontos de coleta

Projeto de economia circular do Banestes ganha novos pontos de coleta

O modelo inovador de economia circular, implantado com sucesso em diversos municípios brasileiros pela Ambipar, e lançado no Estado pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), tem incentivado o descarte correto de resíduos recicláveis por meio das máquinas Retorna Machines, que funcionam como pontos de coleta voluntária de resíduos, em locais de grande circulação de pessoas.

Dois novos pontos estão disponíveis para a população capixaba, uma na Assembleia Legislativa e outra nas instalações do Ministério Público do Espírito Santo, ambos em Vitória. Ao todo, 10 máquinas estão disponíveis para coleta. Além dos dois novos pontos, a entrega voluntária pode ser feita no Shopping Moxuara (Cariacica), Shopping Mestre Álvaro (Serra), no Fórum de Vila Velha e Shopping Boulevard (Vila Velha), Clube Álvares Cabral e Tribunal de Justiça (sede), edifício Palas Center (sede administrativa do Banestes) e na sede do Governo do Estado, Palácio Anchieta, em Vitória.

 

Podem ser inseridas na máquina garrafas de plástico, caixas de leite, latas de alumínio e de aço, garrafas de vidro, entre outros tipos de embalagens. O depósito desses produtos gera um crédito para o cidadão, que poderá utilizá-lo posteriormente para desconto em contas de energia, água, telefonia e até no transporte público.

 

 

“A logística reversa impulsionada pelo projeto colabora com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento socioeconômico, ao gerar créditos que são utilizados para benefícios ou para doação a instituições sociais, além de promover o consciente coletivo sobre o descarte correto de materiais recicláveis e sobre a importância da economia circular”, destaca a diretora de Riscos e Controle e de ESG do Banestes, Joseane Zoghbi.

 

Os resíduos são destinados à Associação de Catadores Recicla. Informações completas sobre o serviço estão disponíveis em https://retornamachine.eco.br/