Em Sessão Solene, vice-prefeita eleita da Serra, Gracimeri Gaviorno recebe Comenda Maria da Penha

Em Sessão Solene, vice-prefeita eleita da Serra, Gracimeri Gaviorno recebe Comenda Maria da Penha

Nesta quarta-feira(04), acontece a Sessão Solene de entrega da Comenda Maria da Penha, entre as homenageadas está a delegada de polícia aposentada Gracimeri Gaviorno, vice-prefeita eleita da Serra e Coordenadora Geral do movimento “Maria Vai com as Outras”.

 

A proponente, Deputada Estadual Raquel Lessa aponta que trata-se de uma justa e merecida homenagem às mulheres que se destacam na criação de ações voltadas à proteção e ao desenvolvimento social feminino

 

Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, natural de Colatina, iniciou a carreira como delegada de Polícia Civil em 1999. Inspirada pelos pais a ingressar na carreira polícias, conta que tem sua mãe por maior exemplo:

 

“Minha mãe foi, sem dúvida, a minha maior inspiração. Ela enfrentou as dificuldades de ser mãe solo, trabalhando em dois empregos enquanto estudava à noite. Sua luta e dedicação me ensinaram a nunca desistir dos meus sonhos, por mais difíceis que parecessem. Foi vendo o exemplo dela que decidi seguir a carreira policial, assim como meu pai”, pontuou.

 

Delegada aposentada foi chefe da Polícia Civil do Espírito Santo entre 2015 e 2016, Ouvidora Geral de Segurança Pública do Estado, e Subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo. Além disso, Gracimeri se destaca pela atuação emblemática na Delegacia da Mulher e na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

 

Além da vida pública, a delegada é, atualmente, Coordenadora Geral do projeto “Maria Vai com as Outras”, um projeto que já conta com a participação ativa de mais de 100 mulheres que, apesar de atuar com mais ênfase no município da Serra, já possui uma expansão de suas atividades, tendo uma base de apoio e atuação, também em Aracruz.

 

O projeto liderado por Gracimeri, promove encontros de formação sobre das diversas formas de violência doméstica, abordando tanto a prevenção, quanto a repressão e proteção das vítimas, oferece orientações com a confidencialidade de informações sobre as vítimas e exercícios práticos para promover empatia e compreensão.

 

“Entre as diversas comendas que recebi, destaco a Comenda Maria Ortiz, que muito me honrou em virtude da história desta brava mulher. Agora, a Comenda Maria da Penha me diz o tamanho da nossa responsabilidade na luta pela erradicação da violência contra a Mulher.” Escreveu Gracimeri à suas companheiras do movimento Maria vai com as Outras