​Empreendedoras de Terra Vermelha em Vila Velha despertam para importância de atuação em rede

​Empreendedoras de Terra Vermelha em Vila Velha despertam para importância de atuação em rede

As mulheres da rede “R5 Empreendedoras”, moradoras de Terra Vermelha, participaram, neste último fim de semana, da segunda palestra do ciclo sobre “Empreendedorismo Feminino” promovido, ao longo deste mês de março, pela Prefeitura de Vila Velha por meio da equipe da Vila do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). O objetivo é capacitá-las para uma atuação em rede, com base no compartilhamento de informações.

Empreendedoras de segmentos diversos buscaram essa qualificação e já vislumbram a aplicação no dia a dia, segundo a avaliação de Danielle de Deus, diretora da Vila do Empreendedor.

“Costureiras, cozinheiras, salgadeiras, confeiteiras, donas de lanchonetes e restaurantes, manicures, cabelereiras, artesãs, cuidadoras de idosos, organizadoras de festas e eventos, e até recreadoras infantis marcaram presença ao encontro. Foi uma experiência muito positiva para as mulheres participantes e para toda a nossa equipe”, avaliou Danielle.

De acordo com Danielle, as mulheres empreendedoras costumam fazer esforços maiores e trabalhar além de sua carga horária, para cumprirem o que prometem, mesmo que tenham que se sacrificar.

“É importante no dia a dia ter consciência de que equilíbrio é fundamental para uma vida produtiva e de sucesso. As mulheres, além de administrarem seus negócios, também precisam ter tempo para se cuidarem, buscar momentos lazer e bem-estar, cuidar da família e dar conta de seus afazeres. Isso não é fácil e toda esta responsabilidade, somada à uma jornada diária puxada, acaba desestimulando muita gente. Daí a necessidade de organização do tempo e das atividades profissionais e sociais, para alcançar o sucesso no mundo dos negócios”.

Crescendo juntas

Durante o encontro em Terra Vermelha, a coordenadora geral da “R5 Empreendedoras”, Sara Pimenta, explanou acerca da importância da união das empreendedoras locais para o fortalecimento de seus negócios e a de ter uma rede de apoio mútuo que possibilita isso.

“A busca por conhecimento, por boas práticas de produção, por transformações e por melhorias na qualidade dos serviços prestados aos clientes, deve ser permanente. E a atuação em rede cria um círculo virtuoso neste contexto, pois as empreendedoras não se sentem mais sozinhas e podem contar com todo o suporte, o apoio e as ferramentas necessárias para crescermos juntas”, afirmou a coordenadora.

Casos de Sucesso

Já a consultora do Sebrae, Rita de Cássia Borges, palestrou sobre casos de empreendedoras de sucesso e apresentou exemplos positivos de mulheres que começaram do zero, com pequenos empreendimentos, e que cresceram e se firmaram no mercado brasileiro. Segundo a consultora, as mulheres são mais dinâmicas, detalhistas, persistentes, resilientes e possuem muitos diferenciais que contribuem para o seu crescimento no competitivo mundo dos negócios.

“As mulheres empreendedoras precisam estar sempre em busca de informações. Conhecer a concorrência, implementar novidades, serem criativas e conhecerem de fato seus modelos de negócio é fundamental. Por isso, frisamos a importância do planejamento que possibilita tomar decisões mais seguras. Também damos sugestão, já que estamos falando para uma rede de apoio, firmar parcerias que possibilitem vendas casadas”, disse Rita de Cássia.

Capacitações, que de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, reforçam o poder empreendedor feminino de Vila Velha.

“Hoje, as mulheres representam metade dos negócios próprios no Brasil. Em Vila Velha, acontece o mesmo. Dos quase 60 mil empreendedores formalizados e regularizados que atuam no município, 29 mil são mulheres. Em razão desta realidade conjuntural, o ciclo de palestras que temos promovido em várias regiões da cidade vem cumprindo uma missão estratégica de mobilização da classe feminina para o empreendedorismo e para o crescimento econômico e social sustentável, em Vila Velha”, ressaltou o secretário.

Após a palestra, o evento ainda possibilitou às empreendedoras atendimento e orientação sobre MEI, oferta de crédito e assessoria jurídica.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha