Evento Vital 2023 em Vitória prevê impacto econômico de R$ 50 milhões e geração de 4,6 mil empregos
A espera finalmente chegou ao fim. Nesta sexta-feira (15), tem início o Vital 2023, o renomado carnaval fora de época que coloca Vitória no centro das atenções festivas no Estado e no Brasil. Com a promessa de dois dias de pura diversão, cerca de 46 mil foliões são aguardados para agitar o Sambão do Povo.
A expectativa, segundo os organizadores, é de que o evento movimente cerca de R$ 50 milhões no comércio local, devido ao grande fluxo de turistas que vêm para o evento. A previsão é de que, neste ano, o Vital gere em torno de 4.600 empregos diretos nos dois dias de festa.
O evento movimenta toda uma cadeia de serviços: rede hoteleira, táxis, motoristas de aplicativos, salões de beleza, costureiras, economia criativa, seguranças, garçons, entre outros profissionais.
Este evento, que já se consolidou como um dos maiores do gênero no País, não apenas proporciona momentos inesquecíveis para os participantes, mas também desencadeia uma série de impactos positivos para a cidade e seus habitantes.
Turismo em ascensão
O Vital 2023 se destaca como um dos pilares do turismo local. Atraindo visitantes de diversas partes do Brasil, o evento contribui para a movimentação econômica da região, impulsionando setores como hospedagem, alimentação e entretenimento. Hotéis e pousadas registram ocupação de 90 %,. Restaurantes se preparam para atender um público diversificado e os estabelecimentos comerciais se preparam para atender a uma demanda crescente.
Segundo Nerleo Caus, presidente da Associação da Indústria Hoteleira do Estado (ABIH – ES), a rede registra níveis elevadíssimos nesse período. “Estamos praticamente com 90% de ocupação registrada, o que é um dado muito positivo”.
Ele completa dizendo que o Vital nunca deveria ter acabado e parabeniza a Prefeitura de Vitória por ter retomado o Vital. “Neste sentido, a cidade de Vitória volta a ter a alegria do Vital. A economia como um todo ganha, existe um deslocamento grande, não só interno como externo, pessoas de outros estados que vêm para Vitória para aproveitar esses dias de folia fora de época, que é um tipo de lazer diferenciado, e ao mesmo tempo traz divisas e divulgação para a cidade de Vitória.
As pessoas que utilizam nossos equipamentos e aproveitam esse lazer são potenciais divulgadores da nossa cidade, então ganhamos duplamente. Não só no campo da economia, mas também no campo institucional, na divulgação da nossa cidade. O nosso turismo agradece”, finalizou.
Renda extra para moradores do entorno do Sambão
Nos arredores do Sambão do Povo, a festa ganha contornos ainda mais especiais. Moradores locais encontram no Vital uma fonte valiosa de renda extra, por meio de oferta de produtos, como comidas variadas e bebidas. A Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV), está apoiando essa iniciativa ao disponibilizar 30 barracas para os moradores do bairro.
Essa medida, além de fortalecer ainda mais o potencial econômico desses empreendedores locais, permitindo que aproveitem ao máximo esses dois dias de celebração, também nutre um sentimento de pertencimento e colaboração.
“O Vital 2023 promete, mais uma vez, ser um sucesso retumbante. Com a cidade de Vitória como cenário, a festa aquece os corações dos moradores e visitantes, impulsionando o turismo local e proporcionando oportunidades de renda extra para a comunidade do entorno. É a celebração que une tradição, alegria e desenvolvimento econômico, transformando o carnaval fora de época em um evento imperdível no calendário capixaba”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Vital 2023
Quando: 15 e 16 de setembro, sexta e sábado
Onde: Sambão do Povo – Av. Dário Lourenço de Souza – Santo Antônio, Vitória
Horários: 20h, na sexta, e 18h, no sábado
Reprodução : Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui