Guarda Municipal de Vitória amplia sua atuação com curso de fiscalização de tacógrafos
Agentes do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda Civil Municipal de Vitória receberam instrução de fiscalização de tacógrafos. A especialização foi realizada na última semana e teve o objetivo de capacitar os agentes a verificar este item de segurança em veículos de carga ou de transporte coletivo.
Um dos principais objetivos do tacógrafo é coibir os excessos de motoristas. “A fiscalização se faz necessária, já que o dispositivo registra a velocidade e a distância percorrida de acordo com o tempo em que o condutor esteve ao volante. Estar de acordo com os limites estabelecidos traz mais segurança tanto para o motorista que está conduzido, quanto para passageiro e demais componentes do trânsito”, pontua Moisés Corti, coordenador do GTO.
O curso foi ministrado pelo consultor técnico de tacógrafos Luciano Noronha. Além dos agentes, participaram da instrução agentes do Detran e da Guarda Civil Municipal de Cariacica. O tacógrafo é item de veículos que transportam a partir de nove passageiros ou cargas a partir de 4 toneladas. Além da parte teórica, os agentes também tiveram a atuação prática, acompanhada de perto pelo instrutor.
“O tacógrafo é um meio de verificar se o condutor está trafegando corretamente na vida, de acordo com as especificidades do veículo, seguindo com a velocidade e tempo de condução. É um equipamento obrigatório e tem que estar em pleno funcionamento. A Guarda de Vitória está atenta e sempre capacitada para manutenção da segurança viária da cidade”, descreve Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.
Reprodução : Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui