Guardas Municipais de Vila Velha participam de curso para treinamento de cães policiais em São Paulo

Guardas Municipais de Vila Velha participam de curso para treinamento de cães policiais em São Paulo

Guardas Municipal de Vila Velha (GMVV) estão em São Paulo para participar do curso para treinamento de cães policiais, conhecido como Cinotecnia. Ao todo são 40 agentes de segurança pública de todo Brasil que estão participando da qualificação, que é realizada pelo o canil da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto-SP (GCMRP).

O subinspetor da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da GMVV, Iuri Silva, é um dos agentes que participa da capacitação. “Buscar conhecimento é sempre muito bom. Vamos aprender várias técnicas e, depois, iremos repassar esse conhecimento a outros agentes de Vila Velha”, afirma.

“Compartilhamos um conjunto de técnicas de treinamento de cães para ações relacionadas à segurança pública, incluindo detecção de artefatos explosivos e drogas, rastreamento de pessoas, captura e imobilização de suspeitos. Esse é o 1º Curso de Cinotecnia Básica que estamos realizando e não será o último. Conseguimos reunir agentes da segurança pública de vários estados”, afirma o coordenador operacional da GCMRP, agente Luchetti.

A programação abrange aulas práticas e teóricas, como Legislação do Emprego do K9, Manejo Sanitário e Nutricional e Obediência Avançada Prática.

“Os nossos agentes deixaram família e vida social. Eles estão focados. A cinotecnia vai agregar o trabalho da GMVV. Constantemente as equipes da ROMU realizam ações em conjunto com as equipes do canil da Polícia Militar. Um dia teremos o nosso próprio canil e iremos ajudar outras instituições”, expressa a comandante da GMVV, Landa Marques.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, ressalta a importância de cursos como esse. “As instruções e os cursos estão na rotina de todos os guardas municipais, que se qualificam para melhor atender a população de Vila Velha, agregando valor à instituição”.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha