Ler, Contar, Encantar: Projeto estimula leitura entre alunos da rede municipal de ensino
Ler e escrever são hábitos importantes na formação de um aluno. Contribui para estimular a criatividade, expande o pensamento, melhora o vocabulário e a interpretação de texto… Um bom livro abre portas para realidades além da imaginação, fazendo o leitor viajar em suas páginas para um reino encantado de conhecimentos.
No Dia Nacional do Livro, comemorado neste sábado (29), um projeto de leitura incentiva o hábito da leitura entre alunos da rede municipal de ensino de Viana. O projeto “Ler, Contar, Encantar…” contribui de forma significativa com a missão de educar as crianças vianenses com a entrega de mais de 100 mil livros para os estudantes montarem sua primeira biblioteca em casa.
Cada aluno recebe por ano seis exemplares escolhidos conforme a série. Com cada livro são desenvolvidas atividades em sala de aula e depois o aluno leva o livro para casa.
Segundo a secretária de Educação, Luzian Belisário, todas as 39 unidades de ensino do município estão sendo atendidas com o projeto, que já traz resultado na educação básica da cidade, a melhor da Região Metropolitana do Estado, segundo o Ideb.
“O projeto vem para fortalecer o aprendizado dos nossos alunos por meio do incentivo à leitura. Os livros são distribuídos conforme o planejamento de cada série, trabalhando atividades voltadas para cada currículo de ensino. É imprescindível a participação de toda comunidade escolar neste processo de ensino”, explica a secretária de Educação.
Diretora do CMEI Calypio Siqueira Rocha, Priscila da Silva Barbosa Carneiro, comenta que o projeto veio para agregar práticas de leitura desenvolvidas na escola, proporcionando às crianças a interação de forma lúdica, expandindo seus horizontes, na forma de ver e sentir o mundo, possibilitando o acesso ao novo sem sair do lugar.
“As crianças se expressam brincando, aprendendo as cores, formas, números, sentimento, valorização do outro e o cuidado com o nosso meio ambiente. O projeto vai para além da escola e a criança leva para casa os livros, oportunizando a ter a sua própria biblioteca, e percebemos a satisfação das famílias”, comentou Priscila.
“O Ler, Contar, Encantar é maravilhoso! Como professora, eu sei como é importante as crianças estarem cercadas por um universo leitor. Essa iniciativa vai além dos muros da escola e permite a nossas crianças terem à sua disposição um acervo em casa, o que acaba por contribuir no processo de alfabetização”, disse Aline Rodrigues Olavio, professora do Grupo 2 do CMEI Calypio Siqueira Rocha.
Reprodução : Prefeitura de Viana
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui