Manifestações de fé de Corpus Christ voltam a ser celebradas em Viana

Manifestações de fé de Corpus Christ voltam a ser celebradas em Viana

Sobretudo, é uma experiência de fé! A festa de Corpus Christ, desde sua criação, ainda no século XII, quando a então Irmã Juliana, hoje santa canonizada pela Igreja Católica, recebeu uma visão sobre a necessidade de um culto que representasse a ressurreição de Jesus. A partir disso, as comemorações passaram a contar com a montagem de tapetes para que a imagem do Santíssimo Sacramento desfilasse aos olhos do público presente.

Em Viana, a tradição está presente há mais de duas décadas nas ruas da cidade, e 15 anos ao nível paroquial na Igreja Nossa Senhora da Conceição. As 26 comunidades ligadas à paróquia desenham seus tapetes na noite anterior ao feriado e a partir da manhã do dia santo, antes mesmo do sol nascer, os fiéis cobrem as ruas com areia, flores, palha de café, semente de pau-brasil, sal grosso, serragem e diversos materiais, transformando-os em imagens que representam a sua fé.

O diferencial das artes realizadas aqui é a referência. Os tapetes não são apenas decorativos, mas também trazem mensagens evangelizadoras. Esse ano, por exemplo, trarão mensagens como o tema da campanha da fraternidade, o jubileu do ano missionário e a partilha do pão.

É a volta das celebrações após dois anos de interrupções pela pandemia. Aos poucos, os eventos retornam e dão a possibilidade da comunidade se unir para manifestar sua devoção.

A coordenadora da festividade, Tânia Regina Siqueira Cardoso, 67, conta que em 2020 e 2021, pela impossibilidade de aglomeração, a igreja realizou desfiles de carro nas ruas de Viana Sede com o Jesus Eucarístico.

Em tom emocionado, Tânia comemora o retorno do evento nas ruas e que fazer parte da construção da celebração a Jesus ressuscitado é gratificante e emocionante:

“São aproximadamente 7 horas para se fazer um tapete: não é obrigação e sim amor, satisfação. É emocionante e maravilhoso. Nós confeccionamos pelo sagrado e não pelo belo. Participamos da construção do caminho onde vai passar o Cristo ressuscitado. O sentimento é de comunhão, não se vê concorrência, mas sim, o que se pode fazer por Jesus, entregar o melhor a ele”, explana Tânia.

Ainda sobre a ligação à religiosidade, Tânia explica que sua devoção se expande a sua família. “Minha filha mesmo me disse, ‘mãe, como estão os preparativos? Eu vejo a sua fé e a sua devoção repassada para gente’, e está bem ansiosa para acompanhar a programação do dia de Corpus Christ junto com meus netinhos. É tradição repassada para as novas gerações”, comenta.

Os tapetes vianenses já chegaram a quase 1 quilômetro de tamanho. Nesta quinta-feira (16), serão 27 tapetes com 11 metros de cumprimento e 2 de largura que serão dispostos entre a Rua Olival Pimentel, em frente ao Ministério Público e a Rua Coronel Nunes, na escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede.

Pensando no conforto e na importância do evento para aproximadamente 3.500 fiéis, entre visitantes e tapeceiros, a Prefeitura de Viana apoiará a ação com interdição das ruas a partir das 20h da quarta-feira (15). A medida seguirá até às 20h de quinta (16) garantindo que a procissão seja realizada.

Durante todo o dia os fiéis poderão acompanhar a montagem dos tapetes, a missa na igreja e a procissão logo em sequência. Para os próximos anos, há a projeção para que outras pastorais participem e engrandeçam ainda mais o evento de devoção eucarística.

Interdição ruas

Devido a interdição de ruas de Viana Sede para montagem dos tapetes de Corpus Christ, haverá alterações no trânsito das 20 horas de quarta-feira (15) às 20 horas de quinta-feira (16).

Trajeto dos ônibus

Ao invés de subirem pelo Casarão, os veículos desviarão para a esquerda, em direção à garagem da prefeitura, e seguem até a UPA de Santa Terezinha. De lá, retornam pelo mesmo caminho.

 

Reprodução : Prefeitura de Viana