Paratletas de Vitória sobem ao pódio em competições no Brasil e no exterior
A capital capixaba segue bem representada no Brasil e no mundo pelos atletas e paratletas que levam consigo a bandeira de Vitória em suas competições.
Nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que estão acontecendo em Santiago, no Chile, tem capixaba fazendo bonito e subindo ao pódio.
É o caso da paratleta Lorraine Aguiar, que compete no atletismo. Acompanhada de seu atleta-guia, Felipe Martins, Lorraine conquistou medalha de bronze na classe T12 (baixa visão), com o tempo de 26s75.
Ela ficou apenas sete centésimos a frente da quarta colocada, mostrando o quão recompensador pode ser o esforço e a dedicação de uma atleta, cujos resultados são definidos nos mínimos detalhes.
Também no atletismo com baixa visão, classe T12, o capixaba Marcos Vinícius de Oliveira foi mais um a subir ao pódio no Chile. Disputando a prova de 400m, Marquinhos conquistou a medalha de prata, contribuindo ainda mais para o sucesso do time brasileiro que disputa os jogos.
“É muito importante, e também gratificante, ver esse sucesso e essas conquistas. Elas servem de exemplo para todo mundo e mostram o quão longe o paratleta pode chegar através do esporte”, avalia Tainá Gusmão, coordenadora de Paradesporto da secretaria de Esportes e Lazer de Vitória (Semesp).
Brasil líder em medalhas
A delegação tupiniquim de paratletas é, mais uma vez, destaque no cenário esportivo internacional. O Brasil é o líder geral do quadro de medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile.
O time verde-amarelo conquistou, até agora, nada menos do que 201 medalhas, sendo 92 de ouro, 55 de prata e 54 de bronze. Nesta edição dos jogos, a delegação brasileira conta com 324 atletas, sendo 190 homens e 134 mulheres, vindos de 23 estados e do DF, competindo em 17 modalidades.
Os treinos são orientados pelos treinadores e professores Ernesto Mendonça, Carlos Camilo e Leandro Corrêa. As atividades acontecem na pista de atletismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e também nos equipamentos esportivos da Semesp.
Panamericano de Canoa Havaiana
Em paralelo aos Jogos Parapan-Americanos do Chile, também está acontecendo em Vitória, de maneira inédita, o Campeonato Panamericano de Canoa Havaiana, que pela primeira vez é realizado na “cidade sol”.
Assim como em Santiago, aqui em Vitória os capixabas também fizeram bonito. Os paratletas Arthur Medeiros e Herivelton da Vitória conquistaram medalhas e subiram ao pódio da competição, que acontece até sábado (25), na Praia da Curva da Jurema. Arthur ainda volta a competir nesta sexta-feira (24).
“A deficiência não é uma limitação e vários esportes podem ser adaptados para pessoas com deficiência, como é o caso da canoa havaiana. Esporte é sinônimo também de inclusão e acessibilidade”, aponta Tainá Gusmão.
Reprodução : Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui