Neste sábado (06) e domingo (07), a Secretaria de Saúde da Serra manterá, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), o funcionamento do carro fumacê. Pela programação, as equipes vão passar por 20 bairros.
Afinal de contas, não podemos relaxar nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e, além do carro fumacê, a VAS vai realizar ações de bloqueio em quatro bairros da cidade: Andre Carloni, Boa Vista II, Carapina Grande e Jardim Carapina.
Quer conferir o itinerário de forma mais detalhada? Dê um pulinho no anexo desta matéria. Lá, encontrarão os itinerários.
Disque-dengue
O fumacê é uma das ações realizadas pelas equipes de endemia da Vigilância Ambiental em Saúde que conta, também, com o serviço de Disque-dengue. De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, os munícipes podem entrar em contato pelo 3228-5394. Já, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17 horas, pelo 3338-9907 ou 3328-4709.
Os moradores também poderão fazer suas denúncias e sugestões, através do 98166-1472. O munícipe não precisa se identificar, muito embora seja fundamental que forneça o endereço do local denunciado, bem como ponto de referência, caso tenha. Com o número de celular, até fotos e vídeos dos locais poderão ser enviados às equipes da VAS.
Para você entender melhor como funciona o serviço, é o seguinte: toda denúncia gera uma ficha de atendimento. A partir daí, os agentes de endemia vão ao local averiguar. Há situações em que o combate já é realizado. Caso não seja, ações são traçadas para execução posterior.
Mas, aqui: o serviço Disque-dengue não é para solicitação de fumacê. O trabalho do fumacê segue um itinerário programado, contemplando todos os bairros com município, com retorno entre 15 e 20 dias.
Solicitação pelo Colab
O Colab também é um importante canal entre a Prefeitura da Serra e o morador da Serra. Você conhece? Entre os serviços que estão disponíveis no aplicativo está o acionamento das equipes da VAS.
Isso mesmo! O morador pode solicitar, pelo Colab: agendamento de visita, equipe de dengue, denúncia anônima de focos de mosquitos, instalação de tela em caixa d´água e tratamento de áreas alagadas, ou seja, que estejam com água parada.