Prefeitura de Itapemirim realiza instalação de Ponto de Entrega Voluntária na Vila
A Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, realizou, na manhã desta quarta-feira (15) mais uma instalação de Ponto de Entrega Voluntária – PEV no centro da Vila, nas proximidades da Secretaria de Saúde, no intuito de apresentação do projeto a ser inserido no local para implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.
A coleta seletiva constitui uma prática de respeito ao meio ambiente, reduzindo os problemas relacionados à disposição final dos resíduos sólidos. Os materiais selecionados podem ser recuperados, reutilizados ou reciclados pela sociedade, trazendo o material descartado de volta ao ciclo de produção.
O trabalho de separação na fonte depende da sensibilização e conscientização da comunidade, praticada por uma equipe de educadores ambientais disponibilizados pela SEMMA. Para o sucesso de um projeto de coleta seletiva é necessária a mobilização da população, através da prática de Educação Ambiental, considerada uma peça fundamental para o sucesso de qualquer programa dessa natureza. Desta forma, a realização de um programa de coleta seletiva, além de reduzir o volume dos resíduos destinados em aterros e a demanda por matéria-prima, traz benefícios socioeconômicos aos catadores de recicláveis, que vêm a reciclagem como única forma de sobrevivência, aos sucateiros e à indústria da reciclagem.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Janderson Fortunato, o foco da ampliação da coleta seletiva é promover sensibilização da população para a necessidade de mudança de hábitos, incentivando o descarte correto do lixo seco e, dessa forma, a reciclagem dos resíduos e a preservação do meio ambiente possibilitando, assim, que mais pessoas participem do “Programa Municipal de Coleta Seletiva: Nada Se Perde Tudo Se Recicla”.
“Além das comunidades, alguns pontos estratégicos da cidade, onde há maior geração de lixo seco, também receberam esses PEV’s. Na zona urbana, além dos PEV’s, toda a área também é contemplada com a coleta seletiva porta-a-porta”, destacou o secretário.
Em todo o município, há a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis do Bairro Jardim Paulista – ACOMAJI, responsável pela triagem e destinação dos resíduos recicláveis. A Prefeitura realiza a coleta seletiva e encaminha os materiais recolhidos para a ACOMAJI. Dessa forma, a coleta seletiva permite que os materiais retornem para o processo produtivo e diminui o volume de lixo acumulado em aterros sanitários. “É uma questão de hábito e de percepção: precisamos modificar nosso olhar sobre o que chamamos de lixo”, finalizou o secretário.
Reprodução : Prefeitura de Itapemirim
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui