Prefeitura de Vila Velha entrega Van Odontológica Móvel e veículos para transporte sanitário
Com o propósito de ampliar a assistência na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vila Velha entregou, nesta quarta-feira (27), a Unidade Odontológica Móvel (UOM) e duas vans para o transporte sanitário (sendo uma delas adaptada). Com as novas aquisições, fruto de parceria com os governos estadual e federal, será possível facilitar o acesso da população aos serviços de odontologia e de deslocamento entre as instituições vinculadas ao SUS.
A UOM funciona como consultório odontológico estruturado, no veículo devidamente ajustado e equipado, para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal. A van tem a finalidade de oportunizar a assistência odontológica para a população de todas as cinco regiões da cidade, inclusive na zona rural, ampliando a acessibilidade e a qualidade da assistência. Ou seja, é o equipamento de saúde indo até as pessoas.
É esse o diferencial que o prefeito destacou durante a entrega dos novos veículos. Falou da inversão da lógica na saúde, implantada na gestão, onde os equipamentos agora vão até as pessoas.
“Antes as pessoas eram transportadas para tratamento em um carro pequeno, sucateado, que deixavam as pessoas na mão, quebrava no meio do caminho. Agora essas vans vão transportar as pessoas com respeito e dignidade. A UOM vai levar o serviço de odontologia até as pessoas, nas áreas mais distantes da região central ou das unidades de saúde que já contam com esse serviço. Ou seja, invertemos a lógica e agora levamos os serviços de saúde até as pessoas”, comentou o prefeito.
O automóvel conta com um consultório odontológico completo, contendo cadeira odontológica, raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. Os profissionais esperam realizar cerca de 350 atendimentos por mês.
Já as vans destinadas para a Central de Transporte Sanitário, vão compor a frota entregue em abril deste ano, reforçando o ingresso de usuários que necessitam de deslocamento programado para realizar seus procedimentos eletivos, como hemodiálise e quimioterapia. A expectativa é de que esses veículos realizem cerca de 600 atendimentos por mês.
Além dessa ampliação, a entrega promove a equidade social, uma vez que são veículos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. As vans, que são habilitadas para transportar 16 pessoas, também possuem degrau retrátil, para que o embarque do munícipe que tem mobilidade física reduzida seja mais seguro e tranquilo.
A secretária de saúde, Cátia Lisboa, falou sobre a melhoria na assistência e do comprometimento de promover saúde digna e integral a todos.
“Esses veículos vão fazer a diferença na vida das pessoas. Por meio das vans, uma série de serviços vão ser ofertados à população. Com a UOM, conseguiremos nos aproximar daqueles que tem dificuldade de ter acesso ao SUS. Esse é um compromisso que o Prefeito Arnaldinho Borgo firmou desde o início da gestão, abraçando o povo e construindo a Vila Velha do futuro”, lembrou.
Reprodução : Prefeitura de Vila Velha
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui