Prefeitura de Vitória promove “Festival da Torta Capixaba 2024” a partir da próxima quinta-feira
O trecho “todo capixaba tem uma panela de barro no peito”, de um poema da escritora, atriz e artista capixaba Elisa Lucinda, pode ser usado para exprimir o sentimento que irá tomar conta da Ilha das Caieiras, em Vitória, da próxima quinta-feira (28) até o domingo de Páscoa (31), quando acontece, das 10 às 18 horas, a festa mais tradicional da Semana Santa no Espírito Santo: o Festival da Torta Capixaba 2024.
Feito na tradicional panela de barro, o prato anfitrião do festival encanta nativos, moradores e turistas e promete reunir em seu entorno uma multidão de pessoas em quatro dias de festejos.
O evento é uma realização da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc) e Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), e recebe apoio da Associação de Pescadores e Marisqueiros da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro (Aspemade), do Movimento Comunitário Ilha das Caieiras e Sicoob.
Quem é só alegria é a marisqueira Rosane Pereira da Silva que trabalha há 46 anos com mariscos. Ela vê na festa uma oportunidade de renda extra. “Sempre trabalhei nos festivais. A gente espera o ano todo por essa data. Há muitos anos fazíamos em casa, mas com a festa, conseguimos dar uma “rendida” no capital da gente. É maravilhoso”, declarou.
Para o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, a realização do festival traz reconhecimento para os profissionais da culinária capixaba, geração de emprego e renda, fomento do turismo e divulgação da arte e cultura regional.
“Temos a partir de quinta-feira (28) um evento que por si só é de uma potencialidade gigantesca. Essa é sem dúvida alguma a festa mais tradicional da Semana Santa dos capixabas. Durante meses preparamos tudo com muito carinho e iremos oferecer toda infraestrutura para que o público possa desfrutar de momentos agradáveis de lazer. Vai ter boa comida, mas vai ter também boa música com grandes nomes da música regional. Venham!”, convida o secretário.
“O Festival da Torta Capixaba, na Ilha das Caieiras, é mais do que uma simples degustação de tortas – é uma celebração da rica cultura e tradição culinária da região. Localizado em um bairro histórico, o evento oferece uma oportunidade única para que visitantes e moradores mergulhem na essência de Vitória, explorando suas raízes e sabores autênticos. Além da comida, o festival destaca a identidade cultural que permeia cada aspecto da nossa encantadora ilha”, destacou o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório.
Alimentação
Se engana quem pensa que só de torta capixaba será feito o festival. No recanto mais bucólico da capital será possível degustar também outras delícias da culinária capixaba como bobó de camarão e moqueca além de quitutes mais simples, também a base de frutos do mar, como pastel de siri e empada de camarão.
De acordo com o presidente da Aspemade, Welligton Leonel da Silva Júnior os preços variam. “Vai ter torta mais baratinha a partir de R$ 10 reais até as mais elaboradas. O preço médio do quilo praticado é de R$ 170. Aí os valores vão variando de acordo com o tamanho da torta”, explica.
Em 2023 foram comercializados aproximadamente três toneladas de alimentos e a expectativa é que o sucesso se repita.
Estrutura
A Prefeitura de Vitória disponibilizará 33 barracas que junto a 12 restaurantes vão participar das vendas dos alimentos.
A Prefeitura informa que a rua Felicidade Correa dos Santos, entre a rua Amadeu Muniz Correa e a avenida Beira Mar, na Ilha das Caieiras, estará totalmente interditada nos dias de festa. O trânsito será desviado pelas ruas próximas.
Programação cultural
Como antecipado pela Semc, a festa, além da comercialização de comidas, bebidas e artesanato, contará com atrações musicais culturais especialmente “escaladas”. Ao todo 12 atrações estão previstas nos quatro dias de Festival.
Na quinta-feira (28) o jazz instrumental de Gean Pierre e o pop rock de Felipe Pelissari dão as boas vindas ao público a partir das 11 horas.
A sexta-feira (29) contará com quatro apresentações: Alexandre Borges Quinteto abre a programação às 10 horas seguido de Thiago Vieira Trio às 12 horas. Na sequência Nana Marchant e Trio se apresentam às 14 horas e Nanno Vianna às 16.
Ponto alto do sábado de aleluia (30) a Orquestra da Fundação Beneficente Praia do Canto apresenta o projeto “Som das Caieiras para os Capixabas” às 10 horas. O almoço é ao som de Chorou Bebel às 12 horas com Banda L-20 logo em seguida.
Fechando a programação cultural do Festival da Ilha das Caieiras 2024, no domingo (31), Ana Rita e Banda apresentam o show “Para sempre Chico Buarque” às 10 horas, Beco 48 mistura MPB e Pop Rock Internacional às 12 horas e Duo Severino encerra a festa às 14 horas.
Confira a programação na íntegra:
Quinta-feira (28/03)
11h – Gean Pierre (Jazz Instrumental)
13h – Felipe Pelissari (Pop Rock)
Sexta-feira (29/03)
10h – Alexandre Borges Quinteto (MPB)
12h – Thiago Vieira Trio (MPB)
14h – Nana Marchant e Trio (MPB e Bossa Nova)
16h – Nanno Vianna (Rock)
Sábado (30/03)
10h – Orquestra da Fundação Beneficente Praia do Canto
12h – Chorou Bebel (MPB)
14h – Banda L-20 (Pop Rock)
Domingo (31/03)
10h – Ana Rita e Banda (MPB)
12h – Beco 48 (MPB e Pop Rock Internacional)
14h – Duo Severino (Pop Rock).
Reprodução : Prefeitura de Vitória
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui