Prefeitura de Vitória realiza a milésima castração do Programa Vitória da Castração Animal

Prefeitura de Vitória realiza a milésima castração do Programa Vitória da Castração Animal

O Programa Vitória da Castração Animal realizou, na tarde desta quinta-feira (09), a milésima castração. Criado por meio do Decreto Municipal nº 19.816/2021, o programa visa reduzir o número de animais errantes e em situação de abandono na capital, sendo a primeira política pública de fluxo contínuo, no Espírito Santo, voltada para o controle populacional de cães e gatos e para o bem-estar animal.

O Programa conta com investimentos de mais de R$ 1 milhão para a realização de 3 mil procedimentos de esterilização de cães e gatos, por ano, além do registro dos animais por meio de microchip associado aos seus tutores. Para ter acesso aos serviços é preciso realizar o cadastro individual de tutor, com criação de login e senha, no Portal Bem-Estar Animal e posterior preenchimento das informações.

“Temos uma política pública permanente de bem-estar animal. A marca das mil castrações é extremamente significativa, mostra que estamos no caminho certo de respeito, zelo e atenção pelos pets. Eu tenho certeza absoluta que Vitória será cada vez mais referência em nível nacional no bem estar e cuidado dos nossos animais.” disse o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A subsecretária de qualidade ambiental e bem estar animal, Cristiane Stem, reforça que os serviços ofertados pelo Programa englobam, ainda, a esterilização cirúrgica dos animais, com a realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores.

Vulnerabilidade Social

Munícipes em situação de vulnerabilidade social, com, no máximo, seis animais, são um dos públicos-alvos do Programa “Vitória da Castração Animal”. A título de cadastramento no Programa, o munícipe é considerado em situação de vulnerabilidade quando possui registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), comprovado pelo Número de Identificação Social (NIS), tenha renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos ou de 1,5 salário mínimo por pessoa da família e residam em área de interesse social previamente estabelecida pelo Programa.

Outros públicos contemplados com o Programa são: protetores independentes que residem em Vitória e tenham, no mínimo, sete animais sob sua tutela; Organizações Não Governamentais (ONGs), pessoa jurídica de direito privado, com comprovada atuação no município de Vitória dedicada à proteção, defesa e bem-estar animal, independentemente do número de animais sob sua tutela; munícipes, independentemente de renda, que possuam, no máximo, seis animais sob sua tutela.

“Nós vamos ofertar esse serviço a quem necessita do poder público em Vitória, oferecendo um trabalho de qualidade dentro do ambiente cirúrgico e hospitalar adequado para os nossos animais”, pontua o secretário de Meio Ambiente,Tarcísio Foeger.

 

Reprodução : Prefeitura de Vitória