Programa de inovação para startups na Serra promete modernizar o mercado capixaba
Dez startups da Serra estão passando por um programa de aceleração, recebendo mentoria e suporte gratuito para alavancar os seus empreendimentos. A iniciativa acontece por meio do Polo Tecnológico Inova Serra, único distrito de inovação do Espírito Santo, que tem fomentado empreendimentos tecnologicamente avançados e de baixo impacto ambiental.
Uma das empresas que desponta nesse cenário é uma plataforma inovadora de diagnóstico por imagem por ressonância magnética. Utilizando inteligência artificial, a empresa automatiza o cálculo do declínio da função cardíaca, oferecendo diagnósticos precisos e aliviando a carga de trabalho dos profissionais de saúde.
Essa tecnologia não apenas eleva a eficiência, mas também contribui para a identificação precoce de diversas doenças cardíacas.
Outra startup do programa oferta cursos bilíngues para qualificação profissional em português e Libras. A plataforma, que utiliza tecnologias virtuais inoivadoras, vai além da educação convencional, proporcionando simulações em realidade aumentada para facilitar a inclusão de surdos no mercado de trabalho.
Vale lembrar que o conceito de startup está ligado a uma empresa jovem e inovadora, focada em criar um modelo de negócio escalável, oferecendo soluções para desafios específicos. Embora muitas vezes ligada ao setor digital e tecnológico, pode representar qualquer empreendimento.
“A Serra vem se destacando no cenário capixaba como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups com negócios criativos e tecnologicamente avançados. Por meio desse programa, estamos oferecendo suporte vital a startups promissoras, catalisando não apenas seus negócios, mas também a Serra como um ambiente favorável ao surgimento de negócios inovadores”, avalia o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade.
O Polo InovaSerra é resultado de uma colaboração entre a Prefeitura da Serra, a comunidade acadêmica e a Associação de Empresários da Serra (Ases). Esse ecossistema abriga empresas, universidades, institutos de pesquisa, incubadoras e aceleradoras de startups, todas beneficiadas por incentivos fiscais que visam promover o desenvolvimento econômico e social da região.
Conheça as startup inovadoras:
BlueX Solution: capacitação de negócios com foco em Eficiência Energética. Utiliza o analisador de consumo energético (xACE) para decisões baseadas em inteligência para redução de custos operacionais e emissões de gases.
Condo Express: aplicativo condomínio para comércio interno. Oferece recursos semelhantes ao Ifood, com agendamento para serviços diversos. Inclui produtos e serviços oferecidos por moradores do condomínio.
DiamondBigger Supply Chain: Soluções em Supply Chain, que abrange processos desde a matéria-prima até o cliente final. Envolve produção, logística e distribuição.
eLab: predição de estudantes em risco de evadir. Possibilita a gestão de permanência e estratégias de retenção. Emite relatórios de receita recuperada e interação automatizada com os estudantes.
Folha Reciclados: gestão de recicláveis para empresas. Conta com o projeto interno “Reciclando Vidas”, que oferece oportunidades de trabalho e apoio social.
Prontualize: plataforma para monitorar indicadores de saúde mental. – Assistente virtual, treinamentos, workshops e suporte psicológico remoto.
Inova Contrato: elaboração de documentos e contratos digitais.Utiliza legal design e visual law para clareza. Inclui links clicáveis e acessos rápidos.
Imside: plataforma de diagnóstico por imagem por ressonância magnética.Utiliza inteligência artificial para automação e diagnósticos precisos.
Klumie: especializada em cursos bilíngues para qualificação profissional. Utiliza tecnologias virtuais inovadoras, incluindo simulações em realidade aumentada. Facilita a inclusão de surdos no mercado de trabalho.
Reprodução : Prefeitura da Serra
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui