Projeto Barraginhas é apresentado aos produtores de Presidente Kennedy
Os produtores rurais da comunidade de Gromogol, Município de Presidente Kennedy, se reuniram nesta sexta-feira (22) para conhecerem o Projeto Barraginhas, sistema que permite que pequenas bacias façam a captura e a contenção da água das chuvas.
O responsável por apresentar o Projeto aos produtores na teoria e também na prática, foi o Secretário de Meio Ambiente do Município de Atílio Vivacqua, Márcio Menegussi. Segundo ele, o Barraginhas vem dando certo no Município vizinho e lá já foram construídas mais de 800 bacias. “Essa iniciativa vem dando muito certo e já trouxe para o Município de Atílio Vivacqua diversos benefícios ambientais e econômicos. Hoje estamos aqui dando todas as orientações necessárias para que o Projeto também seja uma realidade em Presidente Kennedy”, disse.
Na ocasião, também estavam presentes os secretários municipais de Governo, Fabrício Cordeiro, Meio Ambiente, Edson Moreira, Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Nerivon Bayerl.
“Agora, o próximo passo é capacitar nossa equipe para oferecer o serviço a nossa população. Hoje foi na comunidade de Gromogol, mas iremos levar o Projeto Barraginha para todo Município”, afirmou o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Presidente Kennedy, Edson Moreira.
Para Nerivon Bayerl, agora é preciso fazer o dever de casa. “As orientações que tivemos aqui foram necessárias para conhecermos o projeto e agora precisamos fazer o dever de casa para que ele seja executado”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca de Presidente Kennedy.
Sobre o Projeto Barraginhas
O sistema Barraginhas é um conjunto de práticas mecânicas de conservação de água e solo, empregado para captação da água das chuvas e do escoamento superficial. As Barraginhas são caracterizadas como pequenas bacias escavadas em áreas de enxurradas, agem como caixas de retenção que evitam as perdas de água, permitem a infiltração no solo e garantem o abastecimento do lençol freático.
As Barraginhas podem ter formato circular, semicircular e/ou de cochinhos. As primeiras são implantadas em regiões de inclinação inferior a 12% e dispersas em áreas de pastagem, lavoura e beira de estradas. Os cochinhos possuem formato retangular, são construídos em curva de nível e indicados para áreas com inclinação entre 12% e 20%. Podem ser implantados em terraços e até mesmo nas entrelinhas das lavouras (Figura 1).
Trata-se de uma tecnologia social de baixo custo que traz diversos benefícios como: concentração de nutrientes, diminuição da erosão do solo e promoção da recarga do lençol freático contribuindo para a conservação de nascentes e de mananciais.
Reprodução : Prefeitura de Presidente Kennedy
Jornalista, Gestor Público e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui