Seis deputados federais do ES afirmam que irão votar a favor do voto impresso

Seis deputados federais do ES afirmam que irão votar a favor do voto impresso

Seis deputados federais do Espírito Santo afirmaram que irão votar a favor do voto impresso. São eles: Da Vitória (Cidadania)Neucimar Fraga (PSD)Evair de Melo (PP)Amaro Neto (Republicanos)Soraya Manato (PSL)Norma Ayub (DEM) e Lauriete (PSC).

Os deputados Helder Salomão (PT) Felipe Rigoni (PSB) vão votar contra. Já Ted Conti (PSB) ainda não se posicionou.

Em vídeo gravado aos eleitores, Lauriete disse que vai votar a favor da medida pela transparência e segurança do voto. Já Rigoni explicou que é favorável a dar mais segurança ao sistema eleitoral brasileiro. Entretanto, defendeu que “imprimir papel é um atraso e vai na contramão da inovação e da modernização que tanto buscamos”.

Na semana passada, a comissão especial da Câmara recomendou, por 22 votos a 11, que o Plenário rejeite o texto. Deputados da oposição e até mesmo da base do governo foram contra a proposta.

A expectativa é que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), coloque o texto em votação nesta terça-feira (10).

Apesar de acreditar que “as chances de aprovação podem ser poucas”, Lira disse ter conversado com o presidente da República e obtido o compromisso de que o resultado da votação será respeitado.

“Nossa expectativa é que os Poderes acatem com naturalidade e respeitem (o resultado do plenário)”, declarou Lira em entrevista. “O presidente Bolsonaro me garantiu que respeitaria o resultado do plenário.”

A proposta é criticada por especialistas e pelo próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que enxerga um retrocesso nos sistema eleitoral do País. A postura do magistrado fez dele o alvo principal dos ataques de Bolsonaro nas útimas semanas.

 

Reprodução: Folha Vitoria