Seis deputados federais do ES afirmam que irão votar a favor do voto impresso
Seis deputados federais do Espírito Santo afirmaram que irão votar a favor do voto impresso. São eles: Da Vitória (Cidadania), Neucimar Fraga (PSD), Evair de Melo (PP), Amaro Neto (Republicanos), Soraya Manato (PSL), Norma Ayub (DEM) e Lauriete (PSC).
Os deputados Helder Salomão (PT) e Felipe Rigoni (PSB) vão votar contra. Já Ted Conti (PSB) ainda não se posicionou.
Em vídeo gravado aos eleitores, Lauriete disse que vai votar a favor da medida pela transparência e segurança do voto. Já Rigoni explicou que é favorável a dar mais segurança ao sistema eleitoral brasileiro. Entretanto, defendeu que “imprimir papel é um atraso e vai na contramão da inovação e da modernização que tanto buscamos”.
Na semana passada, a comissão especial da Câmara recomendou, por 22 votos a 11, que o Plenário rejeite o texto. Deputados da oposição e até mesmo da base do governo foram contra a proposta.
A expectativa é que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), coloque o texto em votação nesta terça-feira (10).
Apesar de acreditar que “as chances de aprovação podem ser poucas”, Lira disse ter conversado com o presidente da República e obtido o compromisso de que o resultado da votação será respeitado.
“Nossa expectativa é que os Poderes acatem com naturalidade e respeitem (o resultado do plenário)”, declarou Lira em entrevista. “O presidente Bolsonaro me garantiu que respeitaria o resultado do plenário.”
A proposta é criticada por especialistas e pelo próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que enxerga um retrocesso nos sistema eleitoral do País. A postura do magistrado fez dele o alvo principal dos ataques de Bolsonaro nas útimas semanas.
Reprodução: Folha Vitoria