Viana: consultas eletivas nas unidades de Saúde retornam nesta segunda-feira (14)
A partir desta segunda-feira (14) será retomada os atendimentos eletivos nas 18 Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS).
O município havia suspendido as consultas eletivas no dia 19 de janeiro por 15 dias, devido ao aumento de casos de Covid-19 e também ao surto de influenza que acometeu todo o Espírito Santo.
O retorno dos atendimentos será inicialmente no período da manhã No turno da tarde será reservado para a realização de testes sem agendamento nas UBS, para moradores de Viana, com e sem sintomas, e também aqueles com sintomas de síndromes respiratórias.
Além da testagem garantida nas Unidades de Saúde, está mantido a oferta de testes por agendamento na Policlínica, em Primavera e para o auditório da UBS de Vila Bethânia, de segunda a sexta-feira, e 08 às 15h. O agendamento deve ser realizado na plataforma www.viana.es.gov.br/
Vacinas de Rotina, Covid-19 e Influenza
Para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 e a Gripe em todo o município, as vacinas contra o Novo Coronavírus e a Influenza, a partir desta segunda-feira (14), voltam a ficar disponíveis em todas as 18 unidades de saúde do município.
A aplicação de doses acontece de segunda a sexta-feira (18) sem a necessidade de agendamento, de 08 às 15h.
Para se vacinar, o vianense precisa levar o documento com foto, CPF ou cartão do SUS e comprovante de vacinação (para tomar a D2 ou a dose de reforço).
Também estão mantidos em todas as unidades os imunizantes de rotinas, conforme o funcionamento das salas de vacinas de cada UBS.
Públicos vacinados contra a Covid:
⊷ Primeira e segunda dose para pessoas com 12 anos ou mais;
⊷ Segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer (para quem recebeu a primeira dose há 56 dias ou mais) e Coronavac (para quem recebeu a primeira dose há 28 dias ou mais);
⊷ Dose de reforço padrão e meia dose do Projeto Viana Vacinada para pessoas com idade entre 18 e 59 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses;
⊷ Dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose há três meses, ou mais;
⊷ Segundo reforço para pacientes imunossuprimidos que tomaram o primeiro reforço há quatro meses ou mais;
⊷ Crianças de 05 anos, com e sem comorbidades, o imunizante adotado é o Comirnaty (Pfizer/BioNTech) de uso pediátrico, em esquema primário de duas doses de 0,2mL.
⊷ Crianças de 06 a 11 anos, sem comorbidades, a vacina utilizada é a CoronaVac, do laboratório Butantã.
Reprodução : Prefeitura de Viana