​Vila Velha inicia Semana da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla

​Vila Velha inicia Semana da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla

O auditório da Prefeitura de Vila Velha foi palco, na tarde desta segunda-feira (22), do início da IV Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovido pelas secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.

No seu discurso de abertura do evento, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou os avanços que foram realizados na atual gestão. Disse ainda que, com diálogo, serão superados os demais desafios.

“Desde o primeiro dia do nosso mandato, a cidade de Vila Velha tem avançado no planejamento e organização das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Sabemos que ainda falta muito para ficar cem por cento, mas estamos construindo ambiente e políticas públicas para que esses desafios sejam superados.  Nós queremos mais, vamos avançar mais. A educação especial dobrou o número de crianças com algum tipo de deficiência. Isso mostra a qualidade do nosso ensino e como a rede está mais demandada”, disse o prefeito.

O Coral Legal do Centro de Convivência da Pessoa Com Deficiência – CCPCD, localizado no bairro Glória, realizou uma belíssima apresentação musical.  Além da apresentação cultural, o público participou de uma palestra como o tema “Comunicação não violenta”.

“Temos buscado a inclusão das pessoas com deficiência e, para isso, as políticas públicas são importantes. Antigamente, a pessoa com deficiência só era lembrada dentro de casa, não tinha vida social, era esquecida. Hoje, vamos ao cinema, igreja, coral legal e outros eventos. Esta semana vai ser importante para todos nós”, concluiu Josimar Soares, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município- COMUDE-VIVE

A secretária de Assistência Social, Leticia Goldner, falou sobre o trabalho realizado em prol dos deficientes no município: “É uma luta diária pela causa. É bom lembrar que a deficiência está em todas as faixas etárias, do jovem ao idoso.  Vila Velha tem um trabalho cada vez mais organizado e forte diante deste público, que não deve estar só no serviço de convivência, mas em todos os lugares”.

O evento contou com a participação de tradutores de libra para o público presente.

Programação:

23 de agosto – 14h
Troca de experiências com relatos entre pessoas com deficiência e profissionais. Podem participar todos os cuidadores, pais, pessoas com deficiência e profissionais do município.
Local: Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (Av. Jerônimo Monteiro, nº 790 – Glória)

24 de agosto – 9h às 11h
Roda de conversa para conhecer novos participantes e momento com pais e cuidadores para compartilhar dificuldades no período da pandemia. Pais e familiares de pessoas com espectro autista e estudantes interessados na temática estão convidados.

25 de agosto, de 14h às 16h30
Fórum de pais para debater perspectivas e desafios a serem enfrentados com crianças e adultos portadores de alguma deficiência.
Local: Auditório do Titanic

26 de agosto, de 9h às 11h
Capacitação para servidores da rede municipal, apresentando serviços e fluxos de atendimento para as pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Local: Auditório do Cemas

 

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha