Programa Vix Mais Cidadania é destaque em encontro nacional de gestores
A equipe gestora da Secretaria de Assistência Social de Vitoria (Semas) foi a Pernambuco representar o município no 23º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
O encontro reúne mais de 2,3 mil gestores de todo o país, com o lema: ampliar a proteção social e fortalecer a democracia, por um Brasil humanamente diverso e socialmente justo.
Por lá, os principais e expressivos nomes da Assistência Social do país e é um convite para um debate, cujo tema principal é “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”.
Serão três dias de intensos debates e apresentações que vem acontecendo sobre as equipes de referência no Sistema Único de Assistência Social (Suas), novos serviços tipificados, serviços de atendimento a refugiados e migrantes, a importância de novos arranjos para a não institucionalização no Suas, entre outros.
A realidade do Suas Vitória é representada pela secretária de Assistência Social, Cintya Schulz; pela subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Graziella Lorentz; pela assessora especial, Clarice Imperial; e pela gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabíola Calazans.
Vix + Cidadania
O 23º Cogemas apresenta iniciativas Inovadoras nacionais. A comitiva de Vitória escolheu o Programa Vix + Cidadania para apresentar para o Brasil.
Para a subsecretária Graziela Lorentz estar num encontro dessa magnitude significa poder falar e dialogar com o governo federal sobre propostas para os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região metropolitana, e seu papel estratégico para apoiar as ofertas da Rede Privada reorganizada com o que de fato ofertam e priorizar a Proteção Social no território. “Estamos levando o debate nacional a nível municipal respeitando o que já foi construído na cidade”.
A secretária Cintya destacou que no primeiro dia do encontro muito foi falado sobre o envolvimento de gestores com a pauta da Assistência Social, e Vitória tem mostrado foco de seu recurso e planejamento para ofertas socioassiatenciais mais qualificadas e ampliadas. Há desafios importantes para as capitais de todo o país que precisam dar resposta e necessitam de apoio do estado.
Cintya fez questão de ressaltar que “o sentimento é da importância do Suas, dos desafios que temos e de que Vitória está no caminho certo”.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui