Após espera de mais de 50 anos, Quinta Avenida no bairro Cobilândia em Vila Velha será pavimentada

Após espera de mais de 50 anos, Quinta Avenida no bairro Cobilândia em Vila Velha será pavimentada

Depois de mais de 50 anos de espera, os moradores da Quinta Avenida, em Cobilânida, comemoram a autorização para as obras de pavimentação da via, de quase 900 metros, que vão pôr fim aos buracos, poeira e lama, em dias de chuva. Na noite de quinta-feira (30), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, acompanhado de secretários, vereadores, lideranças comunitárias e moradores do bairro, assinou a ordem de serviço para as obras de calçamento, que será com blocos de concreto intertravado. Investimento de R$ 2,1 milhões.

Moradora da Quinta Avenida há 45 anos, Glorinha Rigoni acompanhou a solenidade. “Estou muito feliz. Vai acabar o tempo de poeira e de lama. A comunidade só tem a agradecer”, destacou.

“Para nós, será um alívio ter esta rua pavimentada. A Quinta Avenida sempre foi maltratada. Agora, com a pavimentação, vai melhorar e diminuir esta poeira que está terrível para os moradores”, disse Ivan de Souza, morador do bairro há de 51 anos.

Renata Chisté, que há 40 anos mora na Quinta Avenida, também era só felicidade. “O avanço chegou para nós. É muita alegria porque há mais de 40 anos a gente estava lutando por essa obra. Agora, o município está olhando para nós”, ressaltou.

Macrodrenagem
Arnaldinho Borgo reforçou a importância da pavimentação da Quinta Avenida, que vai levar mais dignidade aos moradores e melhorar a mobilidade urbana no bairro e entorno, e também das obras de macrodrenagem, executadas pelo governo do Estado e a prefeitura, no Canal Marinho, que estão em andamento na Grande Cobilânida para evitar e, no futuro, pôr fim aos constantes alagamentos na região.

“Hoje é um dia de muita alegria. A pavimentação da Quinta Avenida é uma obra muito sonhada. E o município vai fazer mais pavimentações pela Grande Cobilânida, só que, neste momento, como estão em execução as obras de macrodrenagem, não dá para fazer boa parte delas, já que há muitos veículos pesados, como retroescavadeiras e caminhões, passando. Se as ruas forem pavimentadas agora, esse fluxo pedado de veículos vai acabar destruindo as obras nas vias. Mas, assim que as obras de macrodrenagem forem concluídas, o município vai pavimentar todas as ruas. Não vai ficar nenhuma rua de barro aqui na Grande Cobilânida”, garantiu.

A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, informou que outras oito ruas estão recebendo melhorias no bairro. “Hoje, o município está dando a ordem de serviço da nona rua em execução em Cobilândia, já que a obra da Quinta Avenida já começou. Oito ruas estão recebendo o tratamento asfáltico. Três ruas já foram concluídas. O serviço iniciou há cerca de 20 dias. A Quinta Avenida é uma rua muito importante para a comunidade, que dá acesso e liga os bairros, e que sempre esteve abandonada. O sonho dos moradores está saindo do papel”, destacou.

Vila Natalina
A solenidade em Cobilândia foi realizada na Praça Deus Pai, que passou por uma grande transformação, nesta gestão, para virar uma área de lazer e convivência e foi entregue à comunidade em 16 de setembro de 2022. Ao discursar, o prefeito lembrou como encontrou esse espaço, que está entre as mais de 70 praças entregues pelo município à população canela-verde. E a Praça Deus Pai foi uma das áreas escolhidas pelo município para abrigar as Vilas Natalinas, que este ano contemplam todas as cinco regiões administrativas da cidade.

“Essa praça era aguardada há muitos anos. Estava abandonada, com mato, lama. Agora, é um local de lazer e convivência social para as famílias. A Vila de Natal da Grande Cobilândia está muito bonita. São várias árvores de Natal feitas pelos estudantes das escolas municipais de Vila Velha. É uma árvore mais bonita que a outra aqui e em exposição por toda a cidade. A nossa cidade está iluminada com luzes e com a magia que representam a transformação que estamos passando”, afirmou.

Reprodução : Prefeitura de Vila Velha