IBGE lança “O x,y da questão”: informações sobre endereços, localização e sua relação com cidadania

IBGE lança “O x,y da questão”: informações sobre endereços, localização e sua relação com cidadania

O IBGE disponibilizou na segunda-feira (25/11) um novo produto: “O x,y da questão”. Trata-se de uma narrativa de dados que integra o canal Mapas Interativos do IBGE, apresentando de forma simples e didática conceitos como “endereço” e “localização”, além de explicar a importância desses dados para a integração da geografia com a estatística e como isso pode resultar em ganhos para o cidadão.

 

Desenvolvido pela Coordenação de Atendimento e Informação do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI/COATI) com apoio do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), “O x,y da questão” tem como diferencial a linguagem simples, que possibilita ao cidadão associar as informações apresentadas ao seu cotidiano e vislumbrar possibilidades de uso desses dados. Vale a pena conhecer o capítulo específico sobre endereços no Censo 2022, onde são mostrados mapas com alguns dos resultados obtidos.

 

Wolney Menezes, idealizador do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE do IBGE, destaca que “nos últimos anos, observou-se crescente interesse em informações espacialmente mais detalhadas, ou seja, com localização mais precisa. As tradicionais divulgações por região, estado ou município, embora permaneçam relevantes, não satisfazem as necessidades de uma sociedade em acelerada transformação”. Wolney acrescenta que “a utilização dos endereços – forma mais popular de localização – e das coordenadas – forma mais precisa e versátil – têm permitido ao IBGE contribuir para amenizar estas demandas”.

 

“O x,y da questão” está disponível para acesso no canal Mapas Interativos do IBGE* e também no portal institucional, na página dedicada ao CNEFE.