Ales: empreendedores da educação são homenageados

Ales: empreendedores da educação são homenageados

Empresários e profissionais da área da educação foram homenageados em sessão solene nesta quarta-feira (25) pela recém-criada Medalha Pergentino de Vasconcellos. A solenidade foi proposta pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Ales) por requerimento do deputado Renzo Vasconcelos (PSC).

Veja as fotos da sessão solene

Emocionado com a solenidade que carrega o nome do seu avô, Renzo deu os números do empreendedorismo no segmento educacional privado do estado. Segundo ele, o Anuário da Educação Básica de 2020 registrou 881 mil matrículas no Espírito Santo, sendo 107 mil nas escolas privadas. “Contando com o ensino superior, as instituições particulares abrigam cerca de 200 mil estudantes”, afirmou.

Outro número apontado pelo requerente da sessão é a geração de trabalho e renda pelo setor. “São 22 mil empregos diretos, sendo nove mil para professores. As folhas de pagamento somam valores acima de R$ 55 milhões. Ou seja, além de formarem profissionais, os homenageados movimentam a economia do Espírito Santo”, frisou.

O deputado Alexandre Xambinho (PSC) foi parte dessa estatística. Ele estudou na universidade fundada por Pergentino. “Posso dizer que o Pergentino foi um grande visionário e empreendedor porque acreditou no ensino privado em plena década de 1960 no interior do Espírito Santo”, revelou.

A comenda

Criada por meio da Resolução 7.760 do ano de 2021, a medalha Pergentino de Vasconcellos tem como objetivo homenagear os empresários dos ramos da educação e da saúde, os professores e as instituições das redes pública e privada do estado que tenham prestado relevantes serviços em prol do desenvolvimento da educação e da saúde capixabas.

Pergentino de Vasconcellos foi fundador, em Colatina, do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) e do Hospital e Maternidade São José, além de um dos responsáveis pela fundação da Casa do Menino de Colatina. Ele faleceu em 18 de novembro de 2021, aos 96 anos.

Presidente da Comissão de Educação e autor do projeto de resolução (PR) que criou a honraria, o deputado Bruno Lamas (PSB) explicou que a iniciativa foi uma forma de  reconhecer a importância do legado do empresário, que junto a Camilo Cola, Elieser Baptista, dentre outros, fez história no desenvolvimento do ES.

“Pessoas como Pergentino não são sepultadas, são semeadas e seus frutos guardam com carinho tudo aquilo que acreditaram e sonharam para uma sociedade mais justa e fraterna”, disse.

Filho do Patrono da noite, o também empresário Pergentino de Vasconcellos Junior, falou pelos homenageados. “O recebimento dessa medalha nos estimula ainda mais a superar as vicissitudes inerentes à condição humana, criando, inovando e formando novos empreendedores de forma a sermos agentes do desenvolvimento e bem-estar de nossa população”, finalizou.

Confira a lista de homenageados

  1. Aldir Remígio de Oliveira Leite
  2. Alexandre Nunes Theodoro
  3. Aly da Silva
  4. Antário Alexandre Theodoro
  5. Antônio Carlos Freitas da Silva
  6. Flávia Nascimento Ribeiro
  7. Gelson Loiola
  8. Guilherme Alves dos Santos
  9. Ilária Rossi de Vasconcellos
  10. João Bosco de Castro Teixeira
  11. José Antonio Gorza Pignaton
  12. José Edds Dalapicola
  13. José Luiz Dantas da Silva
  14. Luiz Buaiz
  15. Manoel Ceciliano Salles de Almeida
  16. Maria da Penha Bergamim
  17. Maria da Penha Rodrigues D’avila
  18. Maria José Rossi de Vasconcellos
  19. Miltro José Dalcamin
  20. Moacir Lellis
  21. Pablo Bitencourt Moraes Pires
  22. Pedro Ivo de Sousa
  23. Pergentino de Vasconcelos Júnior
  24. Rômulo Augusto Penina
  25. Ruy Lora
  26. Sérgio Ricardo de Sousa
  27. Silvio dos Santos Neto
  28. Tadeu Antônio de Oliveira Penina
  29. Waldeth Nunes Theodoro
  30. Willian Silva

Ao fim da sessão, de forma surpresa, Renzo Vasconcelos também foi agraciado com a medalha que leva o nome do avô. “Essa vou guardar não só no peito, mas no meu coração. Tenho certeza que essa não será a primeira vez que a Assembleia concederá essa honraria e que meus amigos continuarão com esse legado”.

 

Reprodução : Ales