Alunos da rede municipal de Viana recebem atendimento odontológico na escola

Alunos da rede municipal de Viana recebem atendimento odontológico na escola

Cuidar da saúde bucal é de extrema importância nossa alimentação, estética e articulação da fala. Nada melhor que ensinar isso desde a infância. Pensando nisso, um projeto de atendimento em escolas da rede municipal de Viana são realizadas para melhorar a saúde bucal das crianças.

O projeto, realizado pela Secretaria de Saúde (SEMSA), por meio da Referência Técnica em Saúde Bucal, realiza visitas a escolas com dentistas para promover cuidados, ações preventivas para tratar cáries e orientações para uma escovação correta para crianças, profissionais de educação e comunidade escolar.

Os profissionais realizam visitas semanais para observar as necessidades dos pacientes e complexidade do tratamento. Ações como essas levam serviços de saúde aos pacientes, que por diversos motivos não conseguem ter acesso ao atendimento presencial em uma unidade de saúde.

Uma das unidades escolares atendidas pelo projeto foi o CMEI Maria Antônia de Souza Bravim, de Canaã. A diretora da escola, Gedilene da Vitória Santos Florindo, comenta que todos os 268 alunos da escola foram atendidos com os atendimentos durante o mês de outubro.

“Foi importante trazer para escola esse conhecimento que os profissionais de saúde trazendo posto de saúde. A comunidade escolar abraçou a ideia, os pais puderam conhecer também Um pouco da importância sobre os cuidados com a saúde bucal”, disse a diretora.

Na escola, além das orrientações, alguns alunos foram submetidos ao Tratamento Restaurador Atraumático uma abordagem minimamente invasiva para restaurar dentes acometidos por cáries, conforme explica Fernanda Peluzo, referência técnica da Saúde Bucal da SEMSA.

“O projeto tem objetivo de ensinar família, professores e alunos sobre escovação correta e higiene bucal. Antes, quando profissionais da saúde bucal visitavam escolas, orientavam somente os alunos. Mas desta vez trouxemos toda comunidade escolar para ensinar as técnicas, contribuindo assim para um maior cuidado”, destacou Fernanda.

A gerente da Unidade Básica de Saúde de Canaã, Stephanie Laport, destaca que “o atendimento nas escolas ajuda na descentralização dos cuidados e contribui para levar aos pacientes os serviços que eles não acessam nas unidades de saúde”.

 

Reprodução : Prefeitura de Viana