Comissão da Ales vai debater assaltos em Vila Velha
Vila Velha é o município capixaba com o maior registro de assaltos a pessoas nas ruas em 2022. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), só no mês de janeiro foram realizados 309 roubos nas ruas do município. A Praia da Costa é um dos bairros de maior ocorrência e, para falar sobre a situação, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (Ales) receberá o presidente da associação de moradores do bairro, Gilson Pacheco, na segunda-feira (14), às 11 horas.
Para o presidente da associação, na realidade os números são ainda piores do que os divulgados pelo órgão governamental. “A gente tem conhecimento de várias formas, pessoas que ligam eventualmente para a associação. A gente ouve muitas pessoas reclamarem de problemas que de repente nem vieram a público”, afirma Pacheco.
Além da Praia da Costa, os demais bairros com grande incidência desse tipo de delito são Itapoã, Itaparica, Centro e Glória. Segundo a Sesp, o horário com maior frequência de roubos é entre 19 e 20 horas e os objetos mais visados pelos bandidos são os aparelhos celulares e veículos. Além do número de ocorrências, outro fator que vem preocupando muito os moradores da região é a violência utilizada pelos criminosos.
Pacheco acredita que a impunidade acaba encorajando os infratores e defende reforma na lei que rege o sistema prisional brasileiro. “Isso tudo eu entendo quase como um estímulo para que as coisas continuem a ser cometidas de forma errada, de forma contrária ao que a população como um todo deseja”, conclui.
Dentre os assuntos que serão abordados na reunião estão a melhoria do serviço de videomonitoramento e do serviço de inteligência e prevenção, além do reforço do contingente da guarda municipal e do policiamento ostensivo da região.
Mestrado em Educação
Já a Comissão de Educação receberá o professor Alexandre Braga Vieira, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A reunião será realizada na segunda-feira (14), às 12h15. O convidado vai falar sobre as demandas do curso que funciona desde 2017 e tem uma média de 35 alunos admitidos anualmente.
O professor explica que desde 2012 já era discutida a proposta para a criação do programa, mas que só em 2017 o Ministério da Educação (MEC) aprovou a sua criação. Para 2022 estão abertas 28 vagas que são destinadas a profissionais da educação que estejam em efetivo exercício da profissão, tanto do ensino básico como do superior.
O convidado esclarece por que as vagas são destinadas a profissionais da ativa. “Porque a pesquisa é em cima da prática dessa pessoa, nós vamos buscar alternativas para o trabalho desse profissional, é um mestrado propositivo, nossa proposta é a de impulsionar políticas públicas”, explica.
Agenda da Semana
Segunda-feira (14)
9 horas – Reunião ordinária da Comissão de Cultura – Virtual
11 horas – Reunião ordinária da Comissão de Turismo – Plenário Judith Leão
11 horas – Reunião ordinária da Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
12h15 – Reunião ordinária da Comissão de Educação – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Reunião ordinária da Comissão de Finanças – Plenário Dirceu Cardoso
Terça-feira (15)
9 horas – Reunião ordinária da Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
13 horas – Reunião extraordinária da Comissão de Cidadania – Virtual
13h30 – Reunião ordinária da Comissão de Justiça – Virtual
19 horas – Sessão solene em homenagem aos farmacêuticos – Plenário Dirceu Cardoso
Quarta-feira (16)
14 horas – Reunião ordinária da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente – Plenário Dirceu Cardoso
Sexta-feira (18)
15 horas – Sessão especial em Defesa da Memória de Augusto Ruschi – Plenário Dirceu Cardoso
Reprodução Ales